
Selo vegano e testes em animais: o que o varejista precisa saber
Em um mercado cada vez mais atento às questões éticas e ambientais, o consumidor de cosméticos busca produtos que respeitem valores como o bem-estar animal e a sustentabilidade, com a indicação do selo vegano, por exemplo. Legislação e diferenciais competitivos tendem a balizar a gestão dos lojistas dentro desse cenário.
Nesse contexto, termos como “vegano” e “cruelty-free” ganham destaque nas embalagens. Mas você, varejista, sabe o que essas certificações realmente significam?
O selo vegano atesta que o produto não contém ingredientes de origem animal – como colágeno, lanolina ou cera de abelha – em nenhuma etapa da formulação. Já o selo cruelty-free indica que o cosmético não foi testado em animais, o que é uma exigência crescente dos consumidores conscientes.
Previsão Legal
No Brasil, muito recentemente, no último dia 30 de julho, entrou em vigor a Lei 15.183/25, que proíbe a realização de testes em animais para a fabricação de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal no Brasil. A norma, sancionada pela Presidência da República, representa um marco na luta pelos direitos dos animais e no avanço de métodos alternativos na indústria. mas ainda há dúvidas quanto a fornecedores estrangeiros.
A legislação, no entanto, não altera as regras para testes com medicamentos. A proibição se aplica apenas a cosméticos e ingredientes utilizados exclusivamente nesse tipo de produto.
A lei é resultado do Projeto de Lei 3062/22 (anteriormente PL 6602/13), de autoria do ex-deputado Ricardo Izar (SP). A proposta foi aprovada pela Câmara em 2014, mas voltou à análise dos deputados em julho de 2025 após modificações feitas no Senado.
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Diferencial competitivo
Por isso, varejistas devem verificar o compromisso das marcas com práticas éticas em toda a cadeia de produção, especialmente ao importar ou revender marcas internacionais.
Adotar produtos com essas certificações pode representar um diferencial competitivo. O consumidor quer transparência. Mostrar o compromisso com o respeito aos animais é, hoje, um atrativo de venda.
Nem sempre o consumidor sabe que esses ingredientes são de origem animal. Informar-se sobre as fórmulas dos produtos vendidos é essencial para responder com segurança às perguntas de clientes veganos ou com restrições éticas.
Muitos desses ingredientes têm alternativas vegetais ou sintéticas, então vale buscar junto aos fornecedores informações sobre a composição e certificações dos produtos
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