Consultoria jurídica e contábil

Simples Nacional: empresas excluídas tem até 31/01 para solicitar retorno

8 de janeiro de 2026

Simples e MEIs precisam regularizar débitos para voltar ao regime em 2025.

As micro e pequenas empresas — incluindo os microempreendedores individuais (MEIs) — que foram excluídas do Simples Nacional ou do SIMEI têm até 31 de janeiro de 2026 para solicitar o retorno ao regime tributário, conforme orientações da Receita Federal.

O Portal do Simples Nacional estará disponível até dia 31 de janeiro para que contribuintes que desejam ingressar ou reingressar no regime possam fazer o pedido. Lembrando que, para permanecer, deve estar em regularidade com as administrações tributárias da União, estados, DF e municípios.

Critérios de regularização

No caso do MEI, é possível protocolar a solicitação mesmo havendo pendências de natureza fiscal ou cadastral. Contudo, a adesão somente será concluída após a quitação integral dos débitos e a regularização das obrigações acessórias. Enquanto persistirem irregularidades, o pedido ficará com status de “em análise”, dependendo da regularização perante os órgãos responsáveis.

Condicionante

Além disso, o reenquadramento não ocorre de forma automática quando há excesso de faturamento. Nessas situações, o retorno ao regime está condicionado à verificação do atendimento aos requisitos legais referentes ao respectivo ano-calendário. Recomenda-se que o empreendedor consulte os canais oficiais para confirmar se volta a atender os requisitos do Simples.

DASN-Simei

Outro compromisso importante para os MEIs é a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), que informa o faturamento do ano anterior. O prazo de entrega vai até 31 de maio de 2026. O envio fora do prazo pode gerar multa e restrições à regularidade do CNPJ.

Planejamento Tributário

Sua empresa está enquadrada em qual regime: Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido? Qual regime tributário é ideal para sua empresa? Para saber essa resposta, o ideal é buscar auxílio e realizar um planejamento tributário. Esse é um caminho para reduzir seus impostos de forma legal. O Sindilojas-SP pode te ajudar com isso. Clique aqui para saber como.

Precisa de mais informações ou tem dúvidas sobre outros assuntos fiscais, contábeis ou tributários?

Utilize os serviços de Consultoria Contábil e Tributária do Sindilojas-SP, que conta com uma ampla equipe de apoio para prestar orientações. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos. Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402