Comitê de Assuntos Metropolitanos

Sindilojas-SP intervêm junto à Prefeitura e Governo contra ENEL

6 de março de 2025

Em virtude do registro recente de novos episódios de falhas no fornecimento de energia no comércio da região central de São Paulo, o Sindilojas-SP, em interlocução direta com a Prefeitura da capital e o Governo estadual, manifesta insatisfação e cobra soluções efetivas e definitivas para a resolução dos problemas em questão. 

Em comunicação ao prefeito Ricardo Nunes e ao Governador Tarcísio de Freitas, o Sindilojas-SP e a FecomercioSP solicitam o auxílio dos mandatários, tendo em vista o pronto restabelecimento do pleno fornecimento de energia elétrica para as unidades consumidoras situadas nas Ruas 25 de Março, dos Aimorés e José Paulino, que, desde o último dia 20, não foi normalizado.

O Sindilojas-SP reitera que, apesar da energia elétrica estar sendo fornecida por meio de geradores, o barulho excessivo, o considerável espaço ocupado por caminhões nessa operação, as inúmeras interrupções decorrentes e a “agenda negativa”, oriunda das informações publicadas sobre esse problema na localidade, tem afastado os clientes das lojas, ocasionando a consequente queda de faturamento.

Histórico

As entidades salientam a importância de rememorar dos graves episódios de longa duração da suspensão do fornecimento de eletricidade que impactaram milhares de consumidores, ocorridos principalmente em novembro de 2023 e outubro de 2024, ocasiões em que a Federação e o Sindilojas-SP solicitaram providências para o governador e para Enel SP, ANEEL, ARSESP, PROCON, CONSELPA e Prefeito de São Paulo.

Assim, entendem que a empresa concessionária deve ter materiais e equipes suficientes para atender às emergências em um prazo aceitável (de 24 e 48 horas, respectivamente nas áreas urbanas e rurais, conforme entendimento do TJRS acerca do artigo 362 da Resolução nº 1.000/2021 da ANEEL) e o consumidor sem energia deve ser informado pelo setor de atendimento da empresa sobre quando o fornecimento será normalizado, a fim de tomar as providências cabíveis.

Providências

As entidades reiteram ser inadmissível que empreendedores instalados na maior cidade da América Latina estejam
sofrendo com a baixa qualidade do fornecimento de eletricidade, fundamental para a plena operação e, assim, para manutenção dos empregos e geração de renda.

O Sindilojas-SP recorda que nos cinco dias em novembro de 2024 em que ficaram parcialmente sem energia elétrica, os setores de comércio e serviços da cidade de São Paulo perderam, pelo menos, R$ 1,3 bilhão em faturamento bruto, enfatizando a necessidade de célere efetivação de providências.

O Sindilojas-SP, como representante dos empresários do comércio varejista da capital de São Paulo, atua diretamente junto aos Poderes Públicos para requerer a solução dos problemas que interferem no comércio. Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!

Sua participação é muito importante. Em caso de problemas e dificuldades, entre em contato como Sindilojas-SP. 

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?