Na mídia

Sindilojas-SP divulga cenário de vendas em 2020

21 de dezembro de 2020

BlackFriday foi ruim, Natal não será tão bom, mas lojistas estão esperançosos para 2021

Ano atípico, medidas drásticas, fechamento de milhares de lojas e alta no desemprego. Esse cenário ocasionado pela pandemia da Covid-19 já é conhecido por todos. Mas, o que ninguém sabe ainda com precisão é de como serão os próximos meses (ou até anos). Pensando nisso, o Sindilojas-SP entrevistou empresários do comércio, levantou os dados de como foi a Black Friday e traçou um panorama de como estão sendo as vendas de Natal desse ano e a perspectiva para 2021.

A primeira informação que a pesquisa traz é que a BlackFriday ficou bem atrás em faturamento quando comparada ao ano de 2019. Para 43% dos lojistas, as vendas pioraram em 2020. Para 18% as vendas foram similares nos dois períodos; e 8% relataram que houve melhoria nas vendas. Dos que responderam ao estudo, 31% afirmaram que não participam dessa data promocional.

Sobre o Natal, ainda considerada a principal data do comércio brasileiro, 53% dos comerciantes acreditam que as vendas ficarão inferiores ao período de 2019.  Para 33% o faturamento permanecerá igual e 14% estão otimistas, acreditando que as vendas melhorarão. Durante a aplicação da pesquisa, houve o retrocesso da cidade de São Paulo para a Fase Amarela do Plano SP e, com isso, a redução de horas em que o comércio poderia permanecer aberto (que foi reestabelecida para 12 horas diárias). Ainda assim, 65% dos lojistas não acreditavam que isso faria diferença nos resultados, contra 24% que se sentiram prejudicados e 12% que complementariam as vendas pela internet.

Quando questionados sobre as vendas em geral no ano de 2020, 63% afirmaram que pioraram, 27% que permanecem iguais e 10% que melhoraram. Para o próximo ano, os ânimos estão melhores. Para 74% dos entrevistados, as vendas serão melhores do que em 2020. Mas 12% acreditam que serão ainda piores do que no ano corrente. 8 % acham que serão similares à 2020 e 6% não souberam responder.

“Nossa pesquisa trouxe um cenário vivido por muitos de nós, lojistas: um ano de dificuldades, aprendizados e superações. Embora usualmente o primeiro trimestre seja de vendas fracas, ainda assim estamos otimistas em relação à 2021. Mas do que nunca precisaremos nos unir e buscar soluções conjuntas. Um exemplo prático é a SAMPA WEEK que vem trazer uma luz no fim do túnel para o início de 2021, evitando o fechamento de empresas e consequentemente mais desempregos”,  explica Aldo N. Macri, lojista e diretor do Sindilojas-SP.

Quem respondeu

A pesquisa foi aplicada entre os dias 03 e 15 de dezembro de 2020 e ouviu 105 empresas. 47% das empresas que responderam à pesquisa são do segmento de Vestuário e Acessórios; 13% de Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal; 8% de Utilidades Domésticas e Produtos de Limpeza; 8% de Móveis e Colchoaria; 7% de Relojoarias e Souvenires, 5% de Departamentos e Magazines; 5% de Tecidos e Armarinhos; 4% de Artigos Esportivos, de Caça, Pesca e Camping; 2% de Petshops e 1% de Brinquedos e Artigos Recreativos.  Das lojas, 77% estão localizadas no comércio de rua, 13% em shopping centers, 3% em galerias e 7% delas em mais de um desses locais.

Na mídia

Esse material desenvolvido pelo Sindilojas-SP teve repercussão na imprensa, que publicou notas e matérias sobre o assinto. Confira nos links abaixo:

FOLHA DE SP | Lojistas e clientes esperam Natal magro na pandemia  

MONITOR MERCANTIL | Mais de 9 milhões devem ir às compras de Natal na última hora

6 MINUTOS UOL | Após Black Friday fraca, comércio se divide sobre previsões de vendas para o Natal

GAZETA DE SP | Lojistas acreditam que haverá queda nas vendas de Natal, diz Sindilojas

PORTAL ABC | Sindilojas-SP divulga cenário de vendas em 2020

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?