Gestão

Sindilojas-SP na imprensa: impacto das vendas no último bimestre

29 de outubro de 2025

Matéria da TV Band aborda os aspectos da injeção do 13° salário na economia e os benefícios e expectativas do comércio para o período mais aquecido para o varejo. Confira participação de Aldo Macri, presidente do Sindilojas-SP, na reportagem.

Por que as vendas do último bimestre são tradicionalmente maiores

Principalmente pela injeção do décimo terceiro salário na economia.
O Sindilojas SP estima que até R$30,7 bilhões (aumento de 6% em relação a 2024) sejam recebidos como 13º salário pelos trabalhadores celetistas da capital paulista em 2025.

Observando que a maior parte deste recurso adicional deve ser destinado primeiramente para o pagamento de dívidas, dado que o endividamento atingiu 72,7% das famílias paulistanas em setembro, a maior marca em dois anos.

E o recurso que sobra e for destinado à compra ou troca de presentes, será direcionado especialmente para os segmentos com as maiores evoluções de vendas nos meses de dezembro, tomando como referência o estudo de 2024, que foram os setores de vestuário, tecidos e calçados (+76,3%), Eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (+33,4%). E há estimativas de um crescimento de até 5% sobre esses números, para esse mesmo período, agora em 2025

 Como os lojistas se preparam para este período de vendas mais aquecidas?

  • Aumentando os estoques de mercadorias que são mais vendidas em seus respectivos segmentos, via o próprio histórico de vendas de cada estabelecimento.
  • Realizando promoções para facilitar a aquisição por parte dos consumidores, especialmente em períodos próximos à Black Friday e Natal.
  • Reforçando equipes de trabalhadores para garantir a eficiência no atendimento aos clientes. Somente na Capital, espera-se que 7 mil trabalhadores sejam contratados pelo varejo nos meses de outubro e novembro, observando o aquecimento da demanda do último bimestre de 2025.

Na Capital de São Paulo, o Sindilojas-SP é a entidade representativa do comércio lojista.  Conheça os diversos produtos, serviços e assessorias à sua disposição. Associe-se! 

Central de Atendimento Sindilojas-SP

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402