Sindilojas-SP pede a revogação do rodízio
Diante do Decreto Municipal nº 59.403 de 7 de maio de 2020, que “institui regime emergencial de restrição de circulação de veículos no Município de São Paulo, por conta da pandemia decorrente do coronavírus”, o Sindilojas-SP solicitou ao Prefeito Bruno Covas a revogação do rodízio em toda a cidade, por 24h, 7 dias por semana.
A entidade entende que a prefeitura está empenhada no combate ao coronavírus Covid-19, mas acredita que essa ação vai na contramão de todo trabalho que tem sido desenvolvido.
O Sindilojas-SP avalia que a restrição de utilização de veículos particulares vai transferir esses passageiros para o transporte público. Apesar do anúncio da prefeitura de que serão disponibilizado mais veículos para atender a esse contingente de passageiros, ainda assim, essa medida criará uma aglomeração nesses transportes.
Ainda entende que, apesar do uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos, esse cuidado não é suficiente para evitar a contaminação e proliferação do vírus, visto que os transportes trafegam na sua maioria totalmente fechados, principalmente trens e metrô. Isso fará com que o vírus permaneça no ambiente e se propague. Para o Sindilojas-SP, ao invés de conter a contaminação, essa medida expandirá o contágio pelo coronavirus.
As pessoas que hoje trafegam com veículos particulares, o fazem por necessidade de trabalho, inclusive há pessoas que trabalham na capital e moram em outros municípios e vice e versa.
Além disso, a restrição drástica adotada prejudicará não só o trabalho que tem sido feito para a contenção da doença, mas também daqueles que trabalham para atender demandas urgentes principalmente de hospitais.
Caso o rodízio não seja suspenso, o Sindilojas-SP solicitou à prefeitura a inclusão na excessão ao rodízio o transporte de mercadorias essenciais, inclusive aquelas decorrentes de vendas pelo e commerce e drive thru.
A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.