Representatividade

Sindilojas-SP no combate ao comércio ilegal

29 de janeiro de 2019

Após nova denúncia, sindicato pede reforços para a região da 25 de março

Novamente, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) solicitou à prefeitura, regional da Sé, secretaria das subprefeituras e Guarda Civil Metropolitana a intensificação da fiscalização do comércio informal na região da Rua 25 de Março após nova denúncia de lojista sobre comércio irregular nos arreadores.


DEPOIMENTO*

“Passadas as festividades do final de ano, o caos instalado na Região da Rua 25 de Março com a Ladeira Porto Geral permanece e com mais força ainda. A mesma situação anteriormente informada permanece de forma intensa. Sei que já tinha solicitado um pedido de ajuda com uma excelente resposta por parte da Sindilojas, hoje reintero minha solicitação. São vendedores ambulantes, chamados de puxadores, oferecendo mercadorias aos pedestres que circulam na região, de maneira agressiva, assustando as pessoas, circulando com os produtos nas mãos para atrair o público. O problema é que eles se concentram bem na esquina e em grande número, atrapalhando a rotina de todos que circulam, que tentam usar a calçada, fechando a frente das lojas estabelecidas há tantos anos, impedindo pessoas com problema de mobilidade acessar as rampas exclusivas. Muito das vezes estão fazendo uso de bebidas alcoólicas. A segurança feita pela GCM e Policia Militar é constante, realizam um bom trabalho circulando a todo momento pelas rua e entorno, porém não o suficiente, basta virarem as costas e eles retornam novamente”.
*Por questões de segurança e privacidade, não divulgamos os autores das denúncias

 

No mês de novembro de 2018, o sindicato havia solicitado aos mesmos órgãos citados no primeiro parágrafo a intensificação da fiscalização do comércio na mesma região. Em resposta, o chefe do gabinete da subprefeitura da Sé, Rodrigo Arraval, informou que as operações de fiscalização são realizadas diariamente na região, com atuação conjunta com a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar. Cada equipe é composta por 1 encarregado, 16 agentes, 2 kombis, 1 caminhão, 2 viaturas da Guarda Civil Metropolitana e 1 viatura da Polícia Militar.

Problema antigo

Há muitos anos, o Sindilojas-SP chama a atenção das autoridades responsáveis para o comércio irregular. “Esse problema é gravíssimo, vez que são enormes os inconvenientes da precária atividade dos vendedores ambulantes, concentrados em todas as regiões desta cidade” explica Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do sindicato.

O comércio desempenha papel altamente importante na economia do país, arca com pesados tributos e encargos sociais, gera milhares de empregos e vê com muita apreensão nas ruas, o aumento do comércio de produtos de procedência duvidosa, sem recolhimento de impostos e muitos, frutos de produtos piratas.

Esses ambulantes vêm prejudicando os comerciantes regularmente constituídos que pagam seus impostos em dia, aluguel do imóvel locado, a folha de pagamento de seus empregados registrados e todos os encargos trabalhistas e previdenciários, pois estão comercializando produtos semelhantes aos vendidos pelos lojistas, sem a emissão de nota fiscal ou qualquer tipo de garantia para o consumidor.

“Diante dessa concorrência desleal, esses lojistas vêm sofrendo com a enorme queda nas vendas e, consequentemente, no faturamento da empresa”, completa Nazarian.

Para o Sindilojas-SP, a intensificação da fiscalização é de extrema importância para a revitalização dos centros comerciais e urbanos, resgatando uma paisagem condizente com a de uma metrópole como São Paulo.

 

Sobre o Sindilojas-SP

 O Sindilojas-SP é uma entidade empresarial representante de 30 mil empresas do comércio lojista e 100 mil empresários da cidade de São Paulo, estabelecidos em Shopping Centers e lojas de rua.

Conheça mais sobre a atuação do Sindilojas-SP

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?