
Sustentabilidade e gamificação são as principais tendências de 2025 para o setor de enxovais de bebês
Segundo o IEMI, a produção de moda infantil e bebês de 2024 cresceu 4% em relação ao ano anterior; Para os meninos, os Matching Sets são a tendência, enquanto o Cottagecore continua sendo o tema dominante para as meninas.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados mais recentes mostram que o Brasil apresentou em 2022 o quarto ano consecutivo de queda na taxa de natalidade, atingindo o menor nível desde 1977. Apesar desse cenário, o mercado de moda infantil e bebê continua crescendo. Dados preliminares do IEMI – Inteligência de Mercado apontam um aumento de 4% na produção de peças infantojuvenis, o que representou um lucro 5,5% maior para o varejo em 2024 em relação ao ano anterior. A empresa também estima que o setor gerou mais de 312 mil empregos diretos no ano passado “As marcas estão criando ambientes de compra mais lúdicos, por meio da Gamificação, utilizando realidade aumentada e experiências sensoriais e interativas para tornar a jornada do consumidor mais envolvente. O uso de tecnologias como espelhos interativos e provadores virtuais permite que os pais testem roupas e acessórios antes da compra. Aliado a isso, pais da geração Z e Alpha valorizam marcas que demonstram preocupação com o meio ambiente, o que tem impulsionado iniciativas como a personalização sustentável e a revenda de roupas infantis”, afirma Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
A opinião da Abit é compartilhada por empresas do setor. Hélcie Lustre, fundadora da Pirulitando Baby, ressalta que “os pais têm uma consciência cada vez maior, estão mais preocupados com o impacto ambiental. Então, buscam por diferentes tipos de tecidos ecológicos, orgânicos e 100% algodão que tragam conforto, além de roupas com tecidos tecnológicos que tenham proteção UV, ou sejam térmicos, modelagens inteligentes, que facilitam a movimentação dos pequenos, peças unissex, looks modulares, ou seja, acessórios funcionais.”
A Pirulitando é uma das empresas expositoras da 58ª FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê, evento que conta com o apoio do Sindilojas-SP e acontece entre os dias 27 e 29 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, organizados pela Koelnmesse Brasil.
Para Lustre, a personalidade das novas gerações é o que dita as tendências. “As crianças, atualmente, têm muita personalidade. Antigamente quem escolhia as roupas eram os pais. Hoje, não mais. São eles que decidem o que querem ou o que não querem usar. Uma tendência são as roupas inspiradas no universo de games metaverso, ou peças licenciadas com os personagens do momento.”
A Worth Global Style Network (WGSN), empresa de previsão de tendências, aponta as preferências entre os meninos e as meninas.
Meninos
Os conjuntos combinados (Matching Sets) estão ganhando destaque, mostrando umarápida adaptação das tendências de moda masculina. Isso inclui tops (blusas e camisas) e calças coordenados no mesmo material, seja em malha ou em tecido plano. As silhuetas relaxadas continuam a crescer em popularidade, com mais volume em shorts e calças, cinturas plissadas, shorts mais longos e looks inspirados em roupas de trabalho que parecem atuais e atemporais. Além disso, as influências de roupas de trabalho/utilitárias estão presentes, com jaquetas de trabalho com performance para agasalhos, materiais têxteis técnicos que adicionam novas funcionalidades e detalhes funcionais como bolsos cargo e cordões, agregando praticidade ao look.
Meninas
O tema Cottagecore (“o campo no centro”, em tradução livre) continua sendo dominante, com paletas de tons pastéis suaves, texturas rústicas, bordados localizados, detalhes artesanais e acabamentos de crochê retrô, além de estampas e padronagens inspirados em jardins. As narrativas #CityToBeach (“da cidade à praia”, em tradução livre) também estão surgindo, com uma estética artesanal, peças que transitam perfeitamente da cidade para a praia, ênfase em materiais respiráveis e conjuntos e trajes de banho combinados. Estilos clássicos e duradouros também estão em alta, com detalhes suaves discretos, foco em designs atemporais em vez de experimentais e vestidos smocked (desbotados, em tradução livre) gerando busca pelo mercado de segunda mão e do compartilhamento.
Tendências gerais (unissex)
Há uma ênfase em texturas, como linho rústico, camisas jacquard, malha mesclada, atoalhados e padrões Pointelle (tecido de malha de algodão leve, com vazados sutis, geralmente em um padrão geométrico, que tem uma textura delicada). O foco sustentável também se destaca, com materiais naturais como seda, bambú, linho e algodão orgânico, corantes naturais de baixo impacto à base de plantas e uma ênfase em slow fashion (“moda lenta”, em tradução livre). Por fim, as influências retrô estão presentes, com detalhes inspirados nos anos 70, cores desbotadas vintage e elementos esportivos retrô.
Câmara Setorial dos Lojistas de Vestuário e Artigos de Moda do Sindilojas-SP
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