Tendência: mais brasileiros compram em sites internacionais
Fonte: Portal No Varejo
Apesar dos efeitos da desvalorização do real e toda a incerteza econômica, há mais internautas brasileiros fazendo compras em sites estrangeiros em comparação aos dois anos anteriores. A quantidade de compradores brasileiro em sites internacionais passou de 38% em 2014 para 54% no ano seguinte. Os dados, apurados em dezembro, foram divulgados esta semana na 33ª edição do relatório WebShoppers, produzido pela E-bit, e apontam os hábitos de compra dos e-consumidores em sites internacionais.
Em 2015, cerca de 67% dos consumidores afirmaram que o preço foi o principal motivador para a realização da compra mais recente fora do Brasil. Entretanto, a desvalorização da moeda brasileira impactou esse índice, uma vez que 84% dos entrevistados compraram em sites estrangeiros motivados pelo menor preço em 2014.
O volume gasto totalizou US$ 2,02 bilhões em 2015, revelando um aumento de 18% em relação aos US$ 1,72 bilhões gastos no ano anterior. Contudo, a tendência de alta não se refletiu no tíquete médio, que caiu de US$ 48,36 em 2014 para US$ 35,46 em 2015.
Por fim, o relatório mostrou que os sites chineses são os preferidos dos e-consumidores brasileiros, que recorrem a eles principalmente em busca de eletrônicos, moda e acessórios e itens de informática. A forma de pagamento mais popular entre os consumidores que buscam sites internacionais é o cartão de crédito.