
TRT confirma justa causa por uso de foto na internet para obter atestado
Uma técnica de enfermagem que apresentou atestado médico obtido com base em foto da internet, teve a demissão por justa causa confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3).
A profissional havia alegado estar com sintomas de conjuntivite e passou por consulta on-line. A médica solicitou foto para avaliação e, ao receber a imagem com o olho inflamado, emitiu o atestado.
Após suspeitas de que a foto não era da paciente, foi aberta sindicância interna e confirmado que a imagem era da internet.
Em sua defesa a trabalhadora alegou que não afirmou que a foto era dela e contestou a punição, mas testemunhas revelaram que ela já havia planejado faltar por motivos pessoais e usar um atestado para justificar.
O relator do processo, juiz Marcelo Oliveira da Silva, considerou a atitude da trabalhadora fraudulenta e desonesta, caracterizando ato de improbidade. Com esse entendimento, o Tribunal manteve a demissão por justa causa.
Dúvidas sobre esse assunto?
Utilize os serviços de Consultoria Jurídica do Sindilojas-SP, cuja equipe está preparada para esclarecer todos os pontos do assunto em questão. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos.
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402