
Varejo paulista deve abrir 25 mil vagas temporárias no fim do ano
Segundo dados do Sindilojas-SP, na capital, expectativa é de 7 mil novos postos.
O comércio paulista deve gerar cerca de 25 mil postos de trabalho com carteira assinada entre outubro e novembro, segundo projeção do Sindilojas-SP. Só a capital deve concentrar 7 mil dessas vagas, cerca de 28% do total.
A movimentação faz parte do aquecimento tradicional do varejo para o fim do ano, impulsionado pelo pagamento do décimo terceiro salário, pela Black Friday e pelas compras de Natal. O período é o mais forte do calendário para o setor. Em dezembro de 2024, por exemplo, o faturamento bruto do varejo paulista foi 19% maior que a média dos outros meses do ano. Na capital, o aumento chegou a 20%. Alguns segmentos tiveram desempenho ainda mais expressivo, como vestuário, tecidos e calçados, que registraram alta de 76,3% nas vendas.
Distribuição e funções
Esse ritmo de consumo exige reforço nas equipes para garantir atendimento e operação em meio ao movimento intenso. Para este ano, a expectativa é de que 40% das contratações temporárias fiquem concentradas em vestuário, calçados, artigos de viagem e acessórios. Já o setor supermercadista deve responder por cerca de 25% das novas vagas. Os demais segmentos completam a distribuição.
Quanto às funções, os destaques devem ser vendedores e atendentes, que juntos devem representar metade das contratações. A outra metade ficará distribuída entre operadores de caixa, repositores de mercadorias, embaladores e outras atividades que costumam ganhar reforço nesta época do ano.
Comparativo
Apesar dos números expressivos, o total de vagas será menor que em 2024, quando o varejo paulista abriu aproximadamente 29 mil oportunidades. Segundo o Sindilojas-SP, a diferença reflete uma desaceleração no ritmo de vendas observada na transição do primeiro para o segundo semestre. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) confirmam a tendência de moderação no consumo das famílias. O Novo Caged também mostra que, embora o saldo de empregos em agosto tenha sido positivo, ele ficou abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
Cautela
Para o presidente do Sindilojas-SP, Aldo Nuñez Macri, o cenário mostra um fim de ano positivo, mas mais cauteloso.
“A geração de empregos será relevante, mas em patamar um pouco menor que o de anos anteriores. Isso se deve a uma conjuntura econômica mais desafiadora para o consumo das famílias. Ainda assim, o comércio terá papel importante na abertura de oportunidades de trabalho”, destaca.
A entidade avalia que a taxa de efetivação dos temporários no início de 2026 deve se manter em torno de 10%, número estável em relação a anos anteriores.
Departamento de Economia e Tributação
Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.
O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.
Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402