Departamento de Economia e Tributação

Varejo paulistano deve crescer 3% no Dia dos Pais

5 de agosto de 2025

Mercado de trabalho aquecido e inflação mais controlada em produtos típicos do Dia dos Pais sustentam expectativa de aumento de 3% nas vendas, aponta Sindilojas-SP.

O comércio varejista da capital paulista deve registrar um crescimento de aproximadamente 3% no faturamento bruto durante o Dia dos Pais de 2025, segundo projeção do Sindilojas-SP, com base em dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), elaborada em parceria com a FecomercioSP.

A data, que será comemorada em 10 de agosto, representa a primeira grande oportunidade comercial do segundo semestre e tende a movimentar setores como vestuário, calçados, perfumaria, acessórios e eletrônicos. Apesar do cenário econômico desafiador, a entidade aponta que a manutenção do nível de emprego e a inflação controlada nos principais itens relacionados à data devem sustentar uma leve alta nas vendas em relação a 2024.

Caged

Dados do Novo Caged mostram que, entre janeiro e maio de 2025, mais de 70 mil postos de trabalho com carteira assinada foram criados na cidade de São Paulo. A geração de empregos contribui para a estabilidade da renda familiar e fortalece o consumo, mesmo diante de fatores que limitam um avanço mais robusto, como os juros elevados e a inflação ainda resistente.

“O comércio continua sentindo os efeitos do crédito caro e do custo de vida elevado, mas a renda estável tem ajudado a manter o consumo ativo, ainda que de forma mais seletiva e racional”, avalia Aldo Nuñez Macri, presidente do Sindilojas-SP.

Variações

Uma análise feita pela entidade, com base no IPCA-15 de julho, mostra que 15 dos 20 itens mais procurados para o Dia dos Pais apresentaram variação de preços abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que ficou em 5,30%. Itens como mochila (-1,32%), cueca (-0,76%), aparelho telefônico (-0,05%), tênis (1,53%) e perfume (2,03%) ficaram abaixo do índice geral. Já vinho (11,36%), outras bebidas alcoólicas (8,77%) e videogames (7,15%) apresentaram altas mais expressivas.

A tabela abaixo resume a variação acumulada de preços dos principais produtos:

Para o Sindilojas-SP, a leitura dos dados reforça que há espaço para estimular o consumo com estratégias promocionais bem direcionadas, especialmente em faixas de preço mais acessíveis. A entidade recomenda aos lojistas o uso de vitrines temáticas, combos presenteáveis e condições facilitadas de pagamento, além de ações nas redes sociais para atrair e converter o público.

“O Dia dos Pais pode ser uma boa oportunidade para recuperar parte das perdas do primeiro semestre. Mas isso só acontecerá se o varejo for ágil, estratégico e sensível às condições reais do consumidor”, conclui Macri.

Departamento de Economia e Tributação

Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.

O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.

Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402