Varejo paulistano tem a primeira retração de empregos desde março
Em setembro, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o mercado de trabalho do comércio varejista paulistano perdeu 378 postos celetistas. Este foi o primeiro saldo negativo de vagas desde março de 2025, quando 332 empregos haviam sido extintos.
Para este último resultado, foram registradas 31.867 admissões contra 32.245 desligamentos de funcionários. Tudo isso, para um total de 610,8 mil pessoas empregadas com carteira assinada neste último mês de setembro.
Evolução do saldo mensal de empregos celetistas no varejo paulistano

Fonte: Novo Caged / Elaboração e cálculos: Sindilojas SP
A perda de 378 vagas mostrou-se ser o pior resultado para um mês de setembro no comércio varejista paulistano desde que o Novo Caged foi instituído, a partir de 2020. Daquele ano para cá, em todos os meses de setembro haviam sido registradas mais admissões que desligamentos de trabalhadores, com exceção agora deste nono mês de 2025.
Evolução do saldo de empregos celetistas no varejo paulistano – MESES DE SETEMBRO

Fonte: Novo Caged / Elaboração e cálculos: Sindilojas SP
Análise segmentos do varejo
Dentre os 75 segmentos analisados mais profundamente pelo Sindilojas SP, veremos que aqueles ligados a gêneros alimentícios possuíram as maiores responsabilidades para registrarmos um saldo negativo no total do varejo paulistano em setembro. Os hipermercados (-275 vagas), supermercados (-223 vagas) e os estabelecimentos de produtos alimentícios em geral (-130 vagas) foram os ramos com as maiores perdas absolutas de vagas nesta última edição do Novo Caged. Eles foram seguidos pelas lojas de produtos não especificados anteriormente (-120 vagas) e pelas papelarias (-108 vagas).

Em oposição aos cinco segmentos que mais perderam vagas, agora pelo campo positivo, os maiores geradores de vagas (também dentre os 75 ramos do varejo da Capital) em setembro foram as padarias e confeitarias (+128 vagas) e as lojas de artigos de armarinho (+97 vagas).
Acumulado de janeiro a setembro de 2025
Mesmo com perda de vagas em setembro, o varejo paulistano ainda possui no acumulado dos nove meses de 2025 a geração de 8.855 postos de trabalho com carteira assinada, um saldo 33% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (+6.657 vagas). E como poderá ser mais bem observado abaixo, os destaques novamente são dos segmentos de gêneros alimentícios, só que agora positivamente.
Cinco segmentos com os MAIORES saldos de empregos celetistas do varejo paulistano DE JANEIRO A SETEMBRO DE 2025

Em contraposição, os ramos com maiores retrações absolutas de empregabilidade no ano continuam sendo dos estabelecimentos de vestuário e acessórios (-1.408 vagas) e os que comercializam calçados (-703 vagas).
Cinco segmentos com os MENORES saldos de empregos celetistas do varejo paulistano DE JANEIRO A SETEMBRO DE 2025

Análise econômica
Não se esperava realmente em setembro uma repetição do ritmo de geração de vagas vistas no varejo paulistano em agosto. Porém, também não era esperada uma retração do mercado de trabalho, mesmo que bastante residual quando se compara um saldo negativo de apenas 378 vagas, para um estoque formado por quase 611 mil empregos ativos.
Esse resultado proveio em setembro especialmente de segmentos que tem liderado a geração de vagas no decorrer de 2025, os hipermercados e supermercados, o que demonstra certa acomodação do ritmo de crescimento de empregabilidade.
Precisaremos de dados dos próximos meses para compreendermos a magnitude do arrefecimento da geração de vagas na capital paulista. Ainda assim, alertamos que não se esperam saldos negativos para outubro e novembro, até por este ser o melhor bimestre para o indicador, exatamente por concentrar a geração de empregos para o sazonal fim de ano. É onde especialmente os segmentos de vestuário calçados e o supermercadista aumentam os seus quadros para atender a demanda aquecida pelo 13° salário na economia e devido a presença de datas especiais como a Black Friday, Natal e Reveillón.
Nota metodológica
A Pesquisa de Emprego do Varejo Paulistano (PEVP) é um levantamento feito pelo Sindilojas-SP e baseia-se em informações atualizadas das últimas edições do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Sua periodicidade é mensal e respeita as datas de divulgação de tal banco de dados, do Ministério do Trabalho.
Departamento de Economia e Tributação
Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.
O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.
Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402
