Departamento de Economia e Tributação

Varejo paulistano tem pior outubro em empregos desde 2020

2 de dezembro de 2025

Segundo informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Novo Caged, o mercado de trabalho celetista do varejo paulistano, que é formado por 611,5 mil empregos ativos, avançou em apenas 556 novas vagas no último mês de outubro, após o registro de 32.816 admissões contra 32.260 desligamentos de trabalhadores.

Evolução do saldo mensal de empregos celetistas no varejo paulistano

Fonte: Novo Caged / Elaboração e cálculos: Sindilojas-SP

Este último saldo positivo até se opõe a perda de 303 vagas de setembro, porém, como poderá ser mais bem observado abaixo, em relação a outros anos, tivemos em 2025 o resultado mais fraco na geração de empregos com carteira assinada no comércio varejista da Capital para um mês de outubro, com queda, por exemplo, de 70% em relação a geração vista no mesmo mês de 2024.

Evolução do saldo de empregos celetistas no varejo paulistano – MESES DE OUTUBRO

Fonte: Novo Caged / Elaboração e cálculos: Sindilojas-SP

Análise do desempenho dos segmentos do varejo paulistano

Em outubro de 2025

As padarias paulistanas lideraram dentre os resultados dos 75 segmentos que formam o varejo da Capital, com +240 empregos em outubro de 2025. A elas se seguiram o varejo de outros produtos não especificados, as farmácias, o varejo de vestuário e os estabelecimentos que comercializam brinquedos.

Cinco segmentos com os MAIORES saldos de empregos celetistas do varejo paulistano EM OUTUBRO DE 2025

Por outro lado, no mês, as maiores perdas absolutas de empregabilidade ficaram com os supermercados (-309 vagas) e as lojas de eletrodomésticos (-131 vagas).

Acumulado de janeiro a outubro de 2025

O tímido cenário positivo em outubro não alterou os cinco segmentos do varejo da Capital que mais geraram empregos no acumulado do ano de 2025, agora considerando janeiro a outubro. Se, ao total, o setor criou 9,5 mil postos de trabalho no decorrer do ano, +1.769 vagas vieram dos minimercados, mercearias e armazéns.

Cinco segmentos com os MAIORES saldos de empregos celetistas do varejo paulistano DE JANEIRO A OUTUBRO DE 2025

Em oposição, o segmento de vestuário e acessórios, a despeito do resultado positivo de outubro, ainda amarga no ano uma perda de quase 1,3 mil vagas com carteira assinada na Capital. A ele se seguem os varejistas de calçados, com 662 empregos a menos em 2025.

Análise econômica

A expectativa do Sindilojas SP era que realmente não teríamos em outubro uma nova retração do mercado de trabalho formal do comércio varejista paulistano, como a vista em setembro. E realmente isso não ocorreu, o mês de foi de mais admissões do que de desligamentos, porém em um ritmo bem abaixo do esperado, o que demonstra realmente que passamos por um processo de desaceleração do ritmo de expansão da empregabilidade neste setor da Capital.

Em verdade, tal cenário local também se vê quando observamos o ritmo do mercado de trabalho estadual e nacional. É uma resposta deste indicador a um ritmo mais desacelerado da própria economia em geral brasileira nesta segunda metade do ano. Sendo que um outro ponto adicional para se avaliar a redução do ritmo de crescimento do emprego é que isso ocorre também por contribuição do próprio mercado de trabalho já bastante aquecido, que diminui o número de candidatos disponíveis ou interessados em ocupar novas posições no setor.

A tendência em novembro, até devido a tradicional sazonalidade das contratações de trabalhadores para as festas de fim de ano, é que vejamos um aumento substancial do saldo mensal de empregos no varejo da capital, especialmente em comparação a este tímido saldo de outubro. Mas isso se deve muito mais a uma sazonalidade prevista e pontual, do que de qualquer movimento sustentado de aceleração da geração de novas vagas.

Departamento de Economia e Tributação

Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.

O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.

Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402