Vestuário: vendas abaixo da média no inverno e busca por soluções
Lojistas do segmento de moda & vestuário contabilizam perdas e buscam soluções estratégicas para sanar os resultados abaixo da média, em função das altas temperaturas registradas no inverno de 2024, recentemente encerrado. O Sindilojas-SP, através do seu presidente, Aldo Macri, discorre sobre a questão, traçando diagnósticos e levantando alternativas para contornar prejuízos, buscando a manutenção e viabilidade dos negócios no setor.
Confira abaixo pequeno trecho da participação do presidente do Sindilojas-SP, Aldo Macri, no telejornal Bom dia SP, da TV Globo:
Seguem outros trechos da conversa de Aldo Macri com a equipe de jornalistas da TV Globo, que estiveram presentes na sede do Sindilojas-SP:
Diagnóstico
“Podemos afirmar que o principal gatilho de vendas para roupas de inverno ocorre quando esfria antes do Dia das Mães…. isso tende a balizar o planejamento e as projeções dos lojistas para a estação.
Quando isso não ocorre, quando há muitas variações climáticas, de temperatura, isso pode indicar uma tendência para os meses subsequentes, quando oficialmente a estação do inverno está em curso…
E assim, esse planejamento do lojista que comercializa roupas de frio fica prejudicado, porque, tradicionalmente, o empresário do varejo de moda fica pressionado com a margem de lucro, em meio a essas altas temperaturas, a temperaturas mais altas do que a média para o inverno, como ocorreu em 2024.
Isso porque as roupas de inverno costumam ter margens mais altas que as roupas de verão.”
Então, quando não ocorre um inverno realmente frio, os resultados nas vendas ficam muito aquém do esperado, e a nossa entidade tem recebido queixas de associados, que relatam quedas significativas no volume de vendas.
Projeções
Ao que tudo indica, o que foi projetado recentemente pela Confederação Nacional do Comércio, que integra o sistema confederativo do comércio, junto com o Sindilojas-SP, deve se confirmar, quando o balanço for divulgado oficialmente… de uma retração nas vendas no varejo de vestuário no período de inverno, de cerca de 4,1%, em relação ao mesmo período de 2023.
Estratégias
Uma estratégia que o Sindilojas-SP identifica para contornar, de alguma forma, essa situação, em função do nosso relacionamento com os lojistas associados, é que as empresas tendem a encurtar o ciclo de vida do produto.
Ou seja, ao invés de trabalhar com grandes volumes de coleções em ciclos longos, trabalha-se com mini ou micro coleções, o que faz com que as empresas do comércio sejam mais conservadoras em relação à chegada das estações, não só do inverno.
É o que deve ocorrer nessa transição para a primavera. Porque essa inconstância no clima ocorre o ano todo, como podemos testemunhar mais recentemente.
Câmaras Setoriais
No Sindilojas-SP, as empresas representadas tem Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.
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