Visual merchandising para loja online existe?
Por Endrigo Pontes, sócio da Vitrail (empresa parceira Sindilojas-SP)
Temos sinais de que em breve retomaremos as atividades do comércio, o que é muito bom para todos, em especial aos lojistas que precisam voltar a operar em capacidade máxima em todos os canais de vendas.
As normas de higiene e segurança estão sendo divulgadas, orientando como proceder com a loja, com os clientes e com a equipe. O próprio Sindilojas-SP está empenhado nesta tarefa.
Muitas marcas que não tinham venda online inauguraram seus canais, outros estão aperfeiçoando e com isso aprendemos que todos os canais são necessários, nenhum vai sucumbir ao outro e todos devem ser feitos com excelência.
Com a reabertura da loja física quero lembrar que além de cumprir as exigências de higiene e segurança é preciso continuar sendo um local de diversão, encantamento, experiência positivas, entretenimento e principalmente humano.
Como aliado neste momento estão as técnicas de visual merchandising. É través da exposição de produto, vitrines, iluminação, cores e formas que a loja desperta o encanto e atua no emocional dos clientes , afinal comprar é um processo emocional.
Segundo pesquisas, as vitrines podem incrementar em até 40% o faturamento de uma loja. É o primeiro ponto de contato e indica muito sobre a loja, os produtos e se o cliente entra ou não.
Na venda online o processo é diferente, menos humano, mais frio. O cliente está se relacionando com máquinas, nos grandes varejos controladas inclusive por robôs. E como fazer visual merchandising em loja online? Sinto dizer que as técnicas de exposição de produto na loja física e a apresentação de imagens dos produtos nos canais online são coisas distintas.
Agora se você é um varejista que quer humanizar o atendimento online, como está fazendo a loja Dengo de chocolates no Shopping Eldorado, neste caso o visual merchandising contribui com o online.
No site da Dengo ha uma opção de vídeo chamada – loja ao vivo – onde é possível ver a loja, uma vendedora interage com você, apresenta os produtos de acordo com sua necessidade e ha um tour ao vivo . É o visual merchandising da loja física contribuindo com a venda do online.
É algo novo, mais humano e claro comercial. Como disse Sylvia Demetresco, especialista em vitrinas e autora de 13 livros na área: “digitalizados na marra, humanizados por necessidade”.