Você conhece a importância de fidelizar seus clientes?
Pesquisa indica que empresas que promovem ações ou possuem programas de fidelização detém a preferência da maioria dos consumidores
Um levantamento inédito, realizado pelo site especializado “Tudo sobre incentivos” (TSI) – O panorama da fidelização no Brasil 2022, indicou as percepções dos brasileiros no universo do consumo, e as aferições mais significativas levaram à conclusão de que programas de fidelidade são vistos como aliados na economia e fatores de decisão no momento da compra.
Os dados e “insights” que integraram a pesquisa ajudaram a entender as relações dos consumidores com as ações conhecidas como “Loyaltys”, que representam o conjunto de práticas que englobam os programas de fidelização, (“cashbacks”, descontos promocionais, etc). E o estudo indicou, por exemplo, que, para 85% dos entrevistados, empresas que promovem iniciativas dessa natureza tendem a ter a sua preferência na hora de escolher onde comprar.
Além disso, o levantamento também apurou que essas práticas se mostram atrativas em cenários hipotéticos de crise, servindo como aliados dos consumidores e agentes propulsores da economia, em tais conjunturas. Pelas informações levantadas nesse sentido, quando provocados a responderem à questão, “o que fez você se inscrever e participar de um programa de fidelidade?”, 73% dos entrevistados disseram ver “a possibilidade de receber benefícios pelas compras que já fizeram” e outros 66% viram “uma oportunidade de economizar, ou fazer seu dinheiro render mais”.
A pesquisa ainda traz as dez características das ações de fidelização que mais causam sensações positivas, e os dez principais fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor brasileiro. As informações sobre essas particularidades do estudo, bem como a densidade demográfica e o tipo de amostragem, podem ser consultadas e baixadas gratuitamente aqui.
Aliado da economia
Como dito anteriormente, o levantamento identificou que os programas e ações de fidelização de clientes, se caracterizam como aliados da dinâmica econômica geral, pois não são percebidos apenas pela economia gerada, mas também pelo valor agregado, dada a percepção de que essas práticas trazem muitos benefícios. Como exemplo, a ascendência e popularidade dos serviços de assinatura, em que 89% dos entrevistados da pesquisa disseram topar aderir à um programa de fidelização “premium”, desde que isso lhe traga vantagens e benefícios condizentes, com menções à comodidade, logística, personalização de ofertas e acesso exclusivo a serviços.
O impacto da experiência
Mas não é somente no aspecto econômico que as ações de fidelização impactam positivamente, na percepção dos entrevistados pela pesquisa. O fator emocional tem também um peso relevante. Na pergunta, “os programas melhoram a sua experiência e jornada de compra?”, 78% consideraram a integração com essas ações uma iniciativa importante para o bom relacionamento entre marca-cliente, e para 85%, receber mensagens personalizadas de agradecimento também fazem a diferença para nutrir essa relação, pois “uma vez que sou reconhecido, fico mais propenso a ser fiel a uma marca”.
Ainda nessa esteira, o fator “atendimento personalizado” recebeu a menção positiva de 79% dos perguntados, sendo que 89% disseram aceitar fornecer dados pessoais em troca de personalização e melhores benefícios, o que não deixa de ser bem significativo, numa era em que a preocupação com informações privadas tem ganhado muita importância, haja visto o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Por fim, e não menos importante, a apuração de que para 41% dos entrevistados, “a empresa não cumprir com o que prometeu”, ser um fator determinante para os mesmos deixarem de comprar naquela marca, indica como a atenção a valores relativos à construção do relacionamento são importantes para os consumidores.
Assim, fidelizar seus clientes já existentes tem se mostrado tão ou mais importante do que a conquista de novos. E um passo fundamental para o sucesso do seu negócio.