Representatividade

VT em dinheiro: Cláusula que traz economia para sua empresa

12 de dezembro de 2025

A Convenção Coletiva de Trabalho possibilitou a flexibilização do pagamento do vale-transporte pelas empresas representadas pelo Sindilojas-SP. Isso facilita a gestão do benefício e a desoneração do empregador.

De acordo com a Convenção Coletiva, fica facultado às empresas o pagamento em dinheiro do vale-transporte, em recibo próprio, sem que esse valor sofra qualquer incidência de INSS.

Com essa modalidade de pagamento, o empregador economiza no valor da tarifa e na taxa administrativa.

E ainda, a não utilização do vale-transporte pelo empregado, para a sua finalidade legal, ou seja, deslocamento casa-trabalho e vice-versa, dá ao empregador o direito de fazer o abatimento correspondente do benefício, no mês subsequente.

ÍNTEGRA DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO – CCT

As empresas precisam obter a Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026 na íntegra, para análise e correta aplicação das cláusulas.

Esse documento está sendo encaminhado pelo Sindilojas-SP para:

  • Empresas ASSOCIADAS
  • Empresas FILIADAS EM DIA COM A CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL
  • Escritórios contábeis cujas empresas pagam a Contribuição Assistencial do Sindilojas-SP

Se sua empresa atende a um dos critérios acima, mas não ainda não recebeu a CCT, CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

ORIENTAÇÃO JURÍDICA PARA A CORRETA APLICAÇÃO DAS CLÁUSULAS DA CCT

Se você tem dúvidas sobre as cláusulas da CCT, o Sindilojas-SP mantém um departamento jurídico para ajudar sua empresa a aplicar as normas de forma segura. Esse atendimento é prestado para as empresas em dia com suas contribuições.

Além dos empresários, as orientações também são prestadas aos profissionais responsáveis pelas áreas de RH/DP e Financeiro das empresas do comércio. Utilize esse serviço e reduza seus riscos de ação trabalhista.

DÚVIDAS DIVERSAS

Para consulta ao departamento jurídico ou dúvidas diversas, entre em contato com a Central de Relacionamento do Sindilojas-SP. Para isso, ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402