Consultoria jurídica e contábil

5 dicas para melhorar a relação de consumo

25 de junho de 2019

O conhecimento da legislação sobre os direitos e deveres da relação de consumo é primordial para o sucesso do negócio, principalmente pelas diversas leis promulgadas além do Código de Defesa do Consumidor.

Todas as empresas estão sujeitas a receber reclamações, mas ter estratégia para lidar com elas possibilita manter um bom relacionamento com o cliente restabelecendo sua imagem, fazendo seu cliente acreditar e confiar novamente na sua marca.

Perseguindo esse objetivo, relacionamos abaixo algumas dicas básicas que muitas vezes são ignoradas pela empresa, com consequências negativas. Conheça:

1) Um bom treinamento sobre os diversos assuntos que fazem parte dos artigos das leis consumeristas é de suma importância. A participação gera uma reciclagem no conhecimento e habilita o participante ser replicador das informações.

2) Identifique todas as possíveis irregularidades que possam levar a empresa ao pagamento de multa pelos órgãos fiscalizadores: Ipem, Procon, Vigilância Sanitária e Imetro. São multas de valor elevado que aumentam a despesa da operação e podem ser evitadas com uma simples verificação no estabelecimento.

3) Monitore as reclamações na internet. Os consumidores procuram informações em vários quesitos, como a confiança, a qualidade dos produtos e atendimento, os serviços disponibilizados, prazos e pontualidade nas entregas, etc. Uma reclamação sem o devido atendimento pode gerar diversos problemas. Clientes insatisfeitos podem reclamar e depois decidir se devem dar uma nova chance ou simplesmente não comprar mais o produto/serviço, dependendo de qual for a solução apresentada.

4) Proteja a empresa para que ela não seja registrada negativamente nos cadastros de reclamações fundamentadas, como exemplo Procon, Sindec e demais sites. Esse registro fica por um período de cinco anos em níveis municipal, estadual e nacional, mesmo que atendidos ou não.

5) Por fim, muitas das reclamações também podem ter por objetivo obter vantagens indevidas da sua empresa. Para agir com segurança, consulte as orientações do Departamento Jurídico do Sindilojas-SP pelo telefone 11 2858 8400 ou envie um ‘fale conosco’. 

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