7 dicas para você melhorar a conversão no seu e-commerce
Um dos grandes desafios que as lojas virtuais encontram é implantar estratégias eficazes que facilitem o processo de transformar os meros visitantes de seus sites em clientes. A conversão no e-commerce pode ocorrer de diversas maneiras, usando variadas ferramentas. No entanto, é preciso seguir boas práticas e não agir de forma invasiva. Aproveite essas 7 dicas para você melhorar a conversão no seu e-commerce!
A tomada de decisão do consumidor depende muito de suas necessidades e da confiança que a empresa transmite. Afinal, ele quer ter a certeza de que está adquirindo um bom produto ou serviço do empreendimento que se destaca mais do que os outros e apresenta um diferencial competitivo diante da concorrência.
Porém, como é possível obter esse destaque? Nós tópicos abaixo, apresentaremos informações importantes que ajudarão a converter os visitantes de maneira sutil e oportuna.
Por que acontece o abandono de carrinho?
Quem tem um negócio online sabe que essa atitude é muito recorrente e traz diversos níveis de complexidade. Ainda que o grande número de visitas aumente o tráfego do site (um ótimo benefício), o empreendimento precisa ficar atento e descobrir os principais motivos que levam um usuário a desistir de adquirir determinado item ou serviço. Veja abaixo alguns exemplos.
Valor do frete
Trata-se de um fator que causa muita frustração entre os usuários e pode dificultar a conversão no e-commerce. Há empresas que apresentam fretes com valores maiores do que do item a ser adquirido. Portanto, o ideal é se reunir com sua equipe de logística para argumentar sobre as possibilidades de mudar a política e melhorar as condições das vendas.
Prazo de entrega
Outro problema que envolve a logística e dificulta a conversão no e-commerce é o prazo de entrega apresentado na hora de fechar a compra. Alguns usuários costumam abandonar o carrinho porque precisam do item em questão com certa urgência. Logo, ao se depararem com tal situação, eles vão sair da sua página e procurar por condições melhores de envio em outras lojas virtuais.
Forma de pagamento
Dispor de diferentes formas de pagamento na hora de fechar a compra é algo que melhora a conversão no e-commerce. Porém, há empresas que limitam as maneiras de adquirir um produto — e, ao ver isso, o usuário fica desinteressado. Trata-se de outro motivo que precisa ser visto, a fim de melhorar e oferecer mais vantagens ao comprador no momento de finalizar o pedido.
Quais são as melhores práticas para gerar conversão no e-commerce?
Não é preciso fazer campanhas de marketing com grandes orçamentos e longos períodos de veiculação para aumentar a taxa de conversão no seu negócio virtual. Algumas ações podem ser conduzidas por meio de práticas consideradas durante a rotina de trabalho de cada funcionário responsável. Confira as principais nos tópicos abaixo.
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Aposte no e-mail marketing
O e-mail é uma ferramenta que tem sua relevância nas estratégias de marketing digital. Por meio desse canal de comunicação, é possível manter um contato mais direto com as pessoas interessadas em seus serviços e aproximar o lead do caminho de conversão no e-commerce. Conte sempre com títulos empolgantes, que chamem a atenção do público-alvo, a fim de aumentar a taxa de abertura.
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Acrescente informações úteis dos produtos
Mostrar informações que vão além das características de um produto em sua descrição na loja virtual é um fator que ajuda na conversão. A partir do momento em que os consumidores sabem o quanto tal item será importante em suas rotinas e quais benefícios ele traz, as chances de finalizar o pedido aumentam. Alguns gatilhos mentais podem ser usados para estimular a tomada de decisão deles.
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Coloque imagens de qualidade
Contar com imagens de qualidade, que trazem uma boa definição dos itens disponíveis na loja online, é um grande atrativo. Afinal, estamos falando do primeiro contato que o usuário terá com as mercadorias em questão, sendo que sua impressão fará com que a conversão no e-commerce ocorra. Por isso, peça a ajuda de um profissional para essa etapa.
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Divulgue nas redes sociais
Não existem ambientes online que sejam mais interessantes para criar interação com o seu público do que as redes sociais. Além de melhorar o engajamento com o compartilhamento de links e demais mídias que contêm informações relevantes, sua empresa pode aumentar a taxa de conversão no e-commerce fazendo a divulgação dos produtos de forma persuasiva.
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Disponha de selos de segurança
A conversão no e-commerce depende muito da boa reputação que a empresa transmite para o usuário. Os selos de segurança vão mostrar que sua marca é confiável e se importa com o sigilo dos dados que são fornecidos na hora do cadastro. Logo, não deixe de considerar essa questão.
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Otimize o site para dispositivos móveis
Atualmente, o cliente em potencial usa o celular para realizar múltiplas tarefas no dia a dia e, quando vê que sua loja virtual dispõe de um design responsivo, atribui uma maior credibilidade à marca. Além disso, a otimização fará com que o usuário tenha uma ótima experiência dentro do seu site, o que conta muito na hora em que ele está passando por um processo de decisão de compra.
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Invista na automação de marketing
Automatizar as atividades que fazem parte da construção do relacionamento com as pessoas interessadas pelos serviços oferecidos é uma opção que facilitará os afazeres de sua equipe. Além disso, é muito importante saber lidar com as métricas, pois elas vão mostrar informações preciosas para o aumento da conversão no e-commerce.
Fonte: E-goi
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