Minha empresa cresceu! E agora?
Essa dúvida acima é o sonho de muitos lojistas. Afinal, quem não quer que seu comércio expanda e prospere? Mas, junto com o crescimento, nascem muitas dúvidas também e uma delas é em relação ao Simples Nacional.
Será que uma empresa que está enquadrada no Simples Nacional pode abrir uma filial?
A resposta é SIM. Quem é optante pelo Simples Nacional pode, sim, abrir uma filial, uma vez que a Lei Complementar nº 123/2006, que institui o regime tributário, não traz nenhum veto quanto a essa questão.
No entanto, algumas regras devem ser seguidas:
– O limite do regime Simples Nacional não permite que as receitas da matriz e filial sejam segregadas;
– A atividade da filial não poderá ser alterada para aquelas que são impeditivas do Simples Nacional.
De olho no faturamento
No regime tributário do Simples Nacional, o faturamento da sua empresa não pode ultrapassar R$ 3,6 milhões por ano em 2017 e R$ 4,8 milhões por ano a partir de 2018. Ou seja, esse é o seu limite para expansão.
Caso seu crescimento ultrapasse o limite, um dos caminhos é a criação do CNPJ individual (o que pode não ser a melhor escolha) ou optar por outro regime mais adequado à sua demanda, pois nem sempre ser optante do Simples poderá ser a opção mais acertada.
E a dica final é: antes de mais nada, faça um Planejamento Tributário para que você possa tomar novas decisões com maior segurança.
Dúvidas? Fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br
Serviço EXCLUSIVO para lojas e contabilidades vinculadas ao Sindilojas-SP