4 dicas para sua empresa crescer
4 dicas para sua empresa crescer
Veja abaixo algumas dicas que o Sindilojas-SP listou para que o seu negócio prospere cada vez mais.
Conduta do consumidor
Um estudo denominado Global Shopper Study, realizado pela empresa Zebra, avaliou as experiências dos consumidores em todo o mundo, focado principalmente em como a tecnologia é importante para melhorar a satisfação dos clientes. No Brasil, para 8 em cada 10 consumidores o fato de uma loja oferecer dispositivos móveis onde eles possam consultar preços e informações deixa toda a experiência de consumo melhor.
Autonomia e conexão também são dois itens que aparecem nessa pesquisa. O brasileiro não dispensa a tecnologia no momento das compras e grande parte (63%) acredita estar melhor conectada do que os próprios vendedores das lojas. Além disso, 30% deles preferem encontrar sozinhos os produtos e serviços que procuram, seja em quiosques ou terminais de informação, em smartphones ou em aplicativos de lojas. Com base nessas informações, percebe-se que o consumidor nacional é informado e conectado e não espera menos do que isso de quem o atende. Treinamento constante e informatização dos vendedores podem ser fundamentais para a decisão de compra.
Conteúdo online
O consumidor (e o conteúdo) continua sendo rei em 2018 e a busca constante por informações só tende a aumentar. Caso sua loja também atue no e-commerce ou possua páginas nas mais diversas redes sociais, invista em informação de qualidade para entregar ao seu potencial comprador os dados que ele necessita e que podem ser decisivos na hora da decisão da compra.
Aposte no formato de vídeo. Uma pesquisa da Cisco mostrando as tendências para 2020 revelou que 82% do tráfego da internet será provocado por vídeos, sendo que atualmente 86% dos brasileiros que estão online assistem a vídeos. Ou seja, aqui está uma dica valiosa para agregar valor ao seu produto e atender aos anseios do público.
Mas lembre-se de que é preciso planejar o conteúdo a ser gravado, caprichando na qualidade do material a ser disponibilizado. Isso pode ser feito por conta própria ou via agências de comunicação que possuem departamentos dedicados apenas a esse fim. As postagens também precisam ser recorrentes e devem possuir um padrão de publicação, para que o cliente insira em sua rotina a degustação desse material.
Recursos Extras
A redução de gastos pode gerar renda para, por exemplo, investir no treinamento dos funcionários, umas das necessidades apontadas acima para que o ano seja de sucesso. E a Elisão Fiscal, também conhecida como Planejamento Tributário, pode ser útil nessa questão. O foco é a gestão que visa reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre as empresas. Afinal, todo empresário pode, de forma lícita, estruturar o seu negócio da melhor maneira, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos.
O Planejamento Tributário pode ser feito por meio de softwares e controles paralelos como planilhas, para que haja um acompanhamento das operações financeiras. O principal objetivo é a diminuição legal do montante pago aos cofres públicos, já que a carga tributária representa importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Uma consultoria pode auxiliar o lojista a determinar suas metas a curto e longo prazo e instituir futuras projeções com maior segurança. No próprio Sindilojas-SP o empresário encontra o suporte necessário para a realização desse planejamento, basta entrar em contato e agendar um horário.
Amplie sua jornada
Existe um provérbio japonês que diz “treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham”. Se formos aplicá-lo ao comércio, podemos dizer que ampliar os horários e dias de atendimento do seu negócio pode ser benéfico para o seu sucesso. Analise se essa demanda existe e atenda seus clientes no tempo que eles têm disponível, mesmo que isso inclua horários estendidos, domingos e feriados.
Embora o comércio eletrônico seja uma crescente realidade, a maioria das compras ainda é efetivada em loja física. Nos Estados Unidos, as vendas on-line representam cerca de 10% das vendas totais. No Brasil, dados mostram que apenas 4% delas se concretizam no mundo virtual. Isso significa que, embora seja crucial estar na internet, a loja física ainda é fundamental para o consumidor. E, numa cidade cosmopolita como São Paulo, estar atento ao tempo livre que seu cliente tem para dedicar às compras é fundamental.
Analise com calma e racionalidade os prós e contras antes dessa decisão e lembre-se que na capital, para o funcionamento do comércio aos domingos e feriados, de acordo com legislação, deve ser solicitado ao Sindilojas-SP a expedição de um certificado que deverá ser afixado em local visível do estabelecimento, sendo este um documento indispensável para atestar e regular o funcionamento nesses dias.
E não se esqueça que o Sindilojas-SP é o legítimo representante do lojista do comércio e está apto a orientar o empresário em toda sua trajetória. Procure nossos especialistas e conheça nossos benefícios.
A matéria original foi publicada na Revista Sindilojas-SP ED. 182