E-Social: a importância dos laudos de saúde e segurança
Os laudos referentes a segurança e condições do ambiente de trabalho de uma empresa não se tratam de meros documentos, mas de programas que devem ser implantados com a finalidade de promover e preservar a saúde dos colaboradores.
Sendo assim, para a elaboração e emissão destes laudos, deve-se buscar profissionais qualificados e ainda, se possível, manter uma equipe de profissionais de segurança do trabalho para implantar e fiscalizar os programas elaborados, a fim de dar a aplicação apropriada à esses certificados relativos à saúde e segurança nos ambientes corporativos.
Existem inúmeras normas regulamentadoras que orientam os profissionais e as empresas, objetivando mapear os riscos existentes no ambiente de trabalho, com o propósito de neutralizar ou reduzir a exposição do trabalhador.
O e-Social foi criado com a finalidade de agrupar informações inerentes aos trabalhadores, sendo por esta razão que as empresas devem comunicar os eventos SST (saúde e segurança no trabalho) no e-Social, como por exemplo, comunicação de acidente de trabalho (CAT) e Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).
Tendo em vista que o governo terá acesso a todas as informações sobre as condições do ambiente de trabalho e eventuais exposições de riscos dos colaboradores de uma empresa, é de extrema importância a identificação e gerenciamento de riscos de forma correta, com cautela e zelo nos assuntos inerentes a saúde e segurança do trabalho.
Saúde e Medicina Ocupacional
O Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP oferece todos os programas obrigatórios de SST.
Tudo isso, a um custo DIFERENCIADO, principalmente para as pequenas e médias empresas do comércio.