Departamento de Economia e Tributação

PEVP Ago/25: Saldo de empregos é o maior desde novembro de 2024

30 de setembro de 2025

Pesquisa de Emprego do Varejo Paulistano (PEVP), edição Agosto/2025, indica que saldo de empregos é o maior desde novembro de 2024.

Sindilojas-SP analisa os dados mais recentes do Novo Caged e chama atenção para a geração de vagas em ramos de bens de consumo não adiável.

O mercado de trabalho do varejo paulistano novamente mostrou força e gerou 3.768 novas vagas com carteira assinada neste último mês de agosto, segundo o Novo Caged.  Ao todo, foram 32.972 admissões e 29.204 desligamentos, para um total de 611.108 vínculos empregatícios ativos. Este saldo se mostrou 50% maior que o registrado em julho anterior e 35,7% acima do visto em agosto de 2024.

Evolução do saldo mensal de empregos celetistas no varejo paulistano

Fonte: Novo Caged / Elaboração e cálculos: Sindilojas SP

O Sindilojas-SP também ressalta que considerando apenas o desempenho do mercado de trabalho do comércio varejista paulistano nos meses de agosto, o resultado de 2025 se mostrou o mais significativo desde 2021, quando no oitavo mês daquele ano quase 5,6 mil vagas haviam sido geradas.

Evolução do saldo de empregos celetistas no varejo paulistano – MESES DE AGOSTO

Fonte: Novo Caged / Elaboração e cálculos: Sindilojas SP

Análise do do desempenho dos segmentos do varejo paulistano NOS MÊS DE AGOSTO DE 2025

Dentre os 75 ramos que formam o varejo, os segmentos com os maiores saldos de vagas foram: Minimercados, Mercearias e Armazéns (+590 vagas), Supermercados (+397 vagas), Vestuário e acessórios (+392 vagas), Hipermercados (+287 vagas) e de Cosméticos, perfumaria e de higiene pessoal (+219 vagas).

Cinco segmentos com os MAIORES saldos de empregos celetistas do varejo paulistano EM AGOSTO DE 2025

Já dentre os 18 ramos que mais desligaram do que admitiram funcionários em agosto, destaques especiais aos estabelecimentos de artigos de óptica (-57 vagas) e daqueles que comercializam plantas e flores naturais (-32 vagas).

Cinco segmentos com os MENORES saldos de empregos celetistas do varejo paulistano EM AGOSTO DE 2025

Acumulado de JANEIRO a AGOSTO de 2025

No acumulado dos oito primeiros meses de 2025, e considerando novamente os 75 segmentos formadores do varejo de São Paulo/SP, destaques novamente aos segmentos de Minimercados, Mercearias e Armazéns (+1.655 vagas), Supermercados (+1.545 vagas) e Hipermercados (+1.448 vagas).  

Cinco segmentos com os MAIORES saldos de empregos celetistas do varejo paulistano de JANEIRO a AGOSTO de 2025

Em contraposição, os ramos com maiores retrações absolutas de empregabilidade foram os de Vestuário e Acessórios (-1.352 vagas) e os que comercializam calçados (-688 vagas).

Cinco segmentos com os MENORES saldos de empregos celetistas do varejo paulistano de JANEIRO a AGOSTO de 2025

Análise econômica

O resultado ainda mais positivo do ritmo de geração de vagas formais no varejo paulistano em agosto era esperado pelo Sindilojas SP. Não apenas pois a criação mensal de vagas está ascendente desde abril, mas também porque muito estabelecimentos evitam os desligamentos de trabalhadores (sem justa causa) em período próximo da data-base da categoria (1° de setembro), exatamente pelo dispêndio extra legalmente imposto para tal decisão.

Além desses aspectos, o Sindilojas SP reitera a concentração de novas vagas em segmentos conhecidos por comercializar bens de consumo não adiável, como alimentos e bebidas. Por isso, a liderança em agosto e em 2025 são dos ramos de minimercados, mercearias e armazéns, além de supermercados e hipermercados. Tal cenário demonstra onde a demanda está mais fortalecida, portanto sendo necessária mais mão de obra para apoio de atendimento e operação. O oposto se vê em segmentos como vestuário e calçados, que somente agora no segundo semestre sentem uma sazonalidade mais positiva.

Para os dados de setembro, a tendência quase certa é que não tenhamos tamanho saldo positivo de vagas como o visto em agosto, porém, manteremos a geração de vagas no varejo paulistano. E ainda com heterogeneidade perante os seus segmentos.

A despeito de estimativas futuras menos positivas para o mercado de trabalho, ainda o veremos expandir, mesmo que seja a um ritmo menor do que ja foi registrado, especialmente nos últimos anos.  

Nota metodológica

A Pesquisa de Emprego do Varejo Paulistano (PEVP) é um levantamento feito pelo Sindilojas-SP e baseia-se em informações atualizadas das últimas edições do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Sua periodicidade é mensal e respeita as datas de divulgação de tal banco de dados, do Ministério do Trabalho.

Departamento de Economia e Tributação

Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.

O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.

Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402