
Varejo de COSMÉTICOS se reúne no Sindilojas-SP e mostra preocupação com Projeto de Lei
Empresários e representantes de empresas do comércio de cosméticos da capital paulista se reuniram na manhã do dia 30/09, na sede do Sindilojas-SP, a convite da entidade, como parte das ações da Câmara Setorial dos Lojistas de Cosméticos.
Proibição de produtos para público infantil
Dentre as pautas abordadas no encontro, foi discutido o Projeto de Lei 885/25 apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo pela Deputada Mariana Helou (Rede), que visa proibir a produção, distribuição e venda de maquiagens, cosméticos e produtos de cuidados com a pele destinados ao público infantil no estado.
Os lojistas presentes demonstraram muita preocupação com os efeitos devastadores que uma possível aprovação desse projeto causaria em termos econômicos e sociais, pois tal medida destruiria uma cadeia imensa de empresas que investem milhões de reais na produção, distribuição e comercialização de produtos focados nesse mercado.
Além disso, há de se considerar os efeitos na saúde – isso porque os produtos destinados ao público infantil passam por processos rígidos de aprovação e controle, como forma de preservação e cuidado com a pele mais sensível da criança. Uma possível proibição acabaria com essa indústria especializada, levando consumidores a migrarem para produtos destinados ao público adulto ou, na pior das hipóteses, estimular o contrabando e comércio ilegal.
O Sindilojas-SP, por meio de sua Câmara Setorial dos Lojistas de Cosméticos e Perfumarias, encaminhará, nos próximos dias, MANIFESTO aos deputados e comissões, com o propósito de abrir um diálogo construtivo, que possibilite alcançar as soluções pretendidas, dentro dos parâmetros de viabilidade econômica, saúde e melhoria da qualidade de vida de consumidores e trabalhadores.
CLIQUE AQUI E ACESSE A ÍNTEGRA DO MANIFESTO SOBRE A PL 885/25
Redução da Jornada de Trabalho
Outra preocupação do setor são as PECs (Proposta de Emenda a Constituição) que visam reduzir a jornada de trabalho (PEC 148/2015 e PEC 8/2025). Tais situações aumentariam consideravelmente os custos para as empresas, podendo levar a um resultado diferente daquele ao qual foram criadas. Isso geraria, portanto, desemprego, pejotização, trabalho informal e a troca da mão de obra pela automatização – sendo este, em alguns casos, o único recurso viável para manter a empresa funcionando.
Sobre a Câmara Setorial dos Lojistas de Cosméticos e Perfumarias
No Sindilojas-SP, as empresas representadas têm Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.
É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!
Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402