Gestão

A importância da motivação nas organizações

3 de novembro de 2020

Já sabemos que o fator motivação é de extrema importância dentro das organizações. A motivação dos colaboradores que irá determinar o sucesso de uma campanha de venda ou o sucesso de um novo projeto, mas para isso devemos saber o que impulsiona a motivação de cada profissional.

Nosso primeiro pensamento quando falamos de motivação traz a nossa memória uma equipe de comercial focada em vendas e resultados, como o objetivo final de grandes valores de comissões. Mas será que todos somos motivados apenas por razões financeiras? Hoje é comprovado que não é só dinheiro que motiva as pessoas, a busca por reconhecimento e evolução na carreira profissional é uns dos principais fatores.

Mas claro, quando analisamos uma equipe comercial o maior elemento motivacional é o financeiro, afinal vendedores são movidos a comissão e sempre estão em busca de resultado para atingir as metas da organização e suas metas financeiras pessoais.

Nos dias atuais a maior parte dos colaboradores se motivam através da busca pelo reconhecimento profissional e do plano de carreira dentro da empresa. Esses fatores fazem que o colaborador se comprometa com os objetivos da empresa, gerem os resultados os esperados e agreguem inciativas de novas ideias na equipe.

O líder da equipe é de suma importância sobre a motivação de seus liderados, pois uma liderança que sabe motivar e incentivar seus colaboradores consegue alcançar os resultados rapidamente. Para isso o líder deve conhecer individualmente cada profissional de sua equipe, porque todos temos expectativas e objetivos diferentes. Além de mostrar que cada pessoa tem papel fundamental no plano estratégico da empresa.

O departamento de RH é um grande aliado dos líderes dentro da empresa, prestando auxílio com a motivação das equipes através de treinamento, palestra, dinâmicas em grupo, acompanhamento de feedback e organização de confraternizações.

*Por Nathasha Conte, da Conte RH, parceira do Sindilojas-SP. Conheça mais AQUI.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?