Consultoria jurídica e contábil

EPI: Entenda a importância do Certificado de Aprovação

21 de novembro de 2022

Para manter o ambiente de trabalho seguro, além de diversos fatores, deve-se dar especial atenção ao uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), sendo  importante que se observe o Certificado de Aprovação (CA) para cada equipamento fornecido ao colaborador.

A empresa deve fornecer os EPI´s adequados dentro de cada função, visando proteger os trabalhadores dos riscos, da mesma maneira que os funcionários são responsáveis pela manutenção e uso destes equipamentos de acordo com as instruções.

 

A Norma Regulamentadora 06 – Equipamento de Proteção Individual – NR 06, dispõe sobre diversos fatores necessários para o uso correto dos EPI´s, sendo o Certificado de Aprovação (CA) um dos mais importantes.

O Certificado de Aprovação (CA) é um documento emitido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, atestando a qualidade e a funcionalidade de um Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Tal é a importância do Certificado de Aprovação do EPI que, em decisão judicial proferida pela 6ª Turma do TRT da 2ª Região, foi mantida a condenação de uma indústria do setor automotivo ao pagamento de adicional de insalubridade, em grau médio, para um trabalhador que estava exposto a ruídos excessivos e que, apesar de utilizar protetores de ouvido fornecidos pela empresa, estes não possuíam o respectivo CA.

A Corte entendeu que “sem o certificado de aprovação (que não depreende do simples registro de fornecimento dos EPI´s) não se pode de fato considerar que o equipamento é idôneo e eficaz à sua finalidade de proteção individual contra os efeitos deletérios do ruído excessivo no local de trabalho”.

 

Você sabia que não basta possuir os equipamentos de proteção individual na sua empresa, mas, também, deter conhecimentos sobre a correta utilização, em compasso com todos os regimentos?

 

Seja associado ao Sindilojas-SP e utilize os Serviços de Medicina Ocupacional. Obtenha, assim, o treinamento completo sobre EPI´s, e esteja por dentro de todos os requisitos da Legislação vigente nesse sentido. Clique no banner abaixo e saiba mais

 

Dúvidas sobre esse assunto?

Utilize o serviço de consultoria jurídica e contábil do Sindilojas-SP, que possui ampla equipe de apoio , sem limites de consultas para empresas em situação regular com suas contribuições.

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?