Destaques

A política de trocas e a relação com o consumidor de moda

9 de maio de 2023

Diante do cenário que indica um segmento em que as ações de troca de mercadoria ocorrem com considerável frequência, os lojistas do setor de moda e vestuário podem se valer dessa realidade para extrair vantagens estabelecendo uma boa política nesse sentido, que objetive conquistar a confiança dos clientes com transparência nas informações. 

Conceitualmente falando, essas iniciativas representam o cumprimento da lei, visto que estão previstas no Código de Defesa do Consumidor, e, em termos de importância, com a plena ciência das normas sobre trocas e devoluções atualizadas em cada empreendimento, o lojista tende a garantir segurança e transparência no atendimento aos direitos dos clientes, atuando em prol do processo de fidelização dos seus consumidores.

Com uma política de trocas definida de maneira transparente, ancorada nas diretrizes preconizadas no CDC, os procedimentos da empresa/loja se tornam um padrão estabelecido pela marca e os clientes passam a saber, sem margens para dúvidas, em quais situações podem trocar ou devolver itens. A clareza de informações nesse sentido é vital  para coibir a incidência de queixas e críticas e, assim, constituir uma carteira de clientes fidelizada.

Vantagens

Observar com atenção os dispositivos contidos nesse tema garante ao empresário do segmento de moda e vestuário uma série de vantagens, conforme elencado abaixo:

  • O cumprimento da Lei – não apenas evita a aplicação de sanções e dissabores contra o empreendimento, mas também conta com o bônus de transmitir a mensagem da boa-fé e da preocupação real e concreta com os direitos dos consumidores.
  • Manutenção da boa reputação da empresa – manter uma boa política de trocas demonstra que o seu empreendimento está disposto a seguir rigorosamente as leis e também se esforçar para facilitar a vida dos clientes e dar transparência ao relacionamento, na atuação com coerência.
  • Proporcionar uma boa experiência de compras – no processo de fidelização de consumidores, o investimento na experiência em todas as jornadas de compra é fundamental, e estabelecer uma política clara de trocas contribui em grande medida para isso, visto que possibilita definir toda a questão logística previamente.

Além disso tudo, investir numa boa política de trocas é determinante para evitar fraudes, diminuir custos e alavancar vendas, pois a transparência e clareza nas informações tende a coibir tentativas de golpes, além de trazer segurança aos clientes, que certamente optarão pelo seu empreendimento, em detrimento de um outro que não adote essas boas práticas.

Para saber, em detalhes, como aplicar com assertividade uma boa política de trocas conforme os dispositivos legais que regem esse assunto, utilize os serviços de Consultoria Jurídica do Sindilojas-SP, cuja equipe está preparada para esclarecer as dúvidas nesse sentido, e contribuir para uma condução assertiva do seu negócio. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos!

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?