Adequação da escala 5×2 via negociação coletiva
Em razão da alteração da jornada semanal de trabalho de 44 para 42 horas, promovida pela Emenda Constitucional nº 141, informamos que a implementação da nova jornada será objeto de negociação coletiva com o sindicato profissional, por meio de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O Sindilojas-SP está em negociação com o sindicato dos empregados para definir a forma de compensação das duas horas semanais reduzidas, considerando que, a partir de 16 de dezembro, a jornada diária passará a ser de 8 horas.
Nosso objetivo é construir uma solução que proporcione segurança jurídica às empresas e permita a adequada organização das jornadas de trabalho, respeitando as particularidades do comércio.
Diante disso, orientamos que as empresas aguardem a conclusão das negociações e a divulgação da Convenção Coletiva de Trabalho antes de promover alterações nas escalas e horários de seus empregados, ou acordo com o sindicato laboral.
Comunicação
Manteremos nossos representados informados sobre o andamento das tratativas e as orientações a serem observadas após a formalização do instrumento coletivo.
Siga acompanhando os canais de comunicação do Sindilojas-SP e fique por dentro sobre o andamento das negociações coletivas.
Dúvidas sobre esse assunto
Para consulta ao departamento jurídico ou dúvidas diversas, entre em contato com a Central de Relacionamento do Sindilojas-SP. Para isso, ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8400
