COVID-19

Adoção de medidas urgentes para conter o comércio irregular

2 de junho de 2020

O Sindilojas-SP solicitou ao prefeito do município de São Paulo, Bruno Covas, à Secretaria Municipal das Subprefeituras e à Prefeitura Regional da Moóca a adoção de medidas urgentes para conter o comércio irregular (camelôs) na região do Brás.

Diante do anúncio do governador João Dória sobre o Plano São Paulo de retomada consciente das atividades do comércio a partir de junho, a entidade tomou conhecimento por meio da mídia e de denúncias de comerciantes que os ambulantes já estão ocupando as calçadas das ruas do Brás.

É sabido que para que os comerciantes possam retomar suas atividades devem aguardar a aprovação dos protocolos apresentados pelas respectivas entidades representativas. Referidos protocolos têm que atender inúmeras exigências como distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, entre outras.

Esses protocolos foram elaborados com todo cuidado, observando as medidas acima referidas, a fim de proporcionar segurança a clientes, empregados e demais frequentadores do comércio local. Todas essas medidas reduzirão significativamente a disseminação do coronavírus, evitando dessa forma o retrocesso nas medidas adotadas para retomada das atividades do comércio.

Por outro lado, a retomada dos ambulantes nas ruas e calçadas comprometerá os protocolos, visto que não há qualquer medida de segurança adotada por eles. O produtos ficam expostos na rua em contato com diversos agentes biológicos, colocando em risco toda a população. Além disso, a presença deles acarretará aglomeração, perdendo-se todo o empenho dispendido para conter a contaminação.

Para o Sindilojas-SP, é inconcebível que os lojistas locais tenham que adotar procedimentos de higiene pessoal, distanciamento social, limpeza e higienização de ambientes, enquanto os ambulantes atuam na mesma região, na informalidade, sem a adoção de qualquer dessas medidas, colocando em risco todo o trabalho desenvolvido pela entidade em prol de seus representados.

Diante de tudo que foi exposto acima, a entidade pleiteia a intensificação da fiscalização na região do Brás, a fim de retirar os ambulantes já instalados e evitar que outros se instalem na região, garantindo a segurança da população e eficácia dos protocolos adotados para a retomada do comércio.

A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?