Gestão

Atmosfera de liderança*

25 de outubro de 2022

A arte de liderar no ambiente empresarial ganha ainda mais importância e higidez quando aplicada à métodos ligados aos aspectos culturais da organização e aos modelos modernos de liderança. Conheça os principais tópicos que convergem para essa finalidade.

*Baseado no artigo de Reinaldo Passadori, CEO da Passadori- Comunicação e Liderança

Desde os primórdios das composições empresariais e das relações entre empregadores e empregados, diversas teorias de administração dos ambientes corporativos e da gestão de pessoas surgiram no seio das organizações. E com elas, a necessidade de empreender modelos de liderança que promovessem a harmonia organizacional, impulsionada pela obtenção de resultados concretos.

E a linha do tempo da evolução dessas metodologias trouxe novos padrões para o exercício saudável e efetivo da liderança nas empresas, unificados num princípio comum: a liderança por valores

Os processos e equações que permeiam o exercício da liderança, podem ser delineados da seguinte forma:

  • Liderança da gestão de pessoas, que aborda tópicos fundamentais para a atuação consciente dos líderes enquanto gestor de pessoas
  • Primeiros passos na liderança, que representa os passos de preparação e aprendizado para os aspirantes à líderes.
  • Resiliência em liderança, no qual os envolvidos lançam mão de ferramentas técnicas para lidar com o estresse, as incertezas e as emoções negativas e reveses que geram uma necessidade maior de resiliência.
  • Liderança de equipes autônomas e responsáveis, formas de abordagem para mensurar o grau de autonomia da equipe e promover ações para emponderá-la.

De acordo com o CEO da Passadori – empresa especializada em comunicação e liderança empresarial, Reinaldo Passadori, “diante desse cenário, há um processo que começa a ganhar força e vigor, que representa a síntese das etapas consagradas do exercício da liderança, cuja proposta é o ofício de se liderar através de valores que se pressupõem fundamentais para nortear a conduta dos líderes da organização”.

Conforme a fundamentação teórica utilizada e recomendada por Passadori, através do livro “Liderança por valores”, de Jay Steinfeld, existem quatro princípios fundamentais para a obtenção de valores no mundo empresarial, que são como princípios básicos de vida e de governança corporativa.

Os quatro “Es”

Inicia-se pela Evolução Contínua, que aborda a importância da evolução pessoal, espiritual e profissional, cuja orientação é para que busquemos novas ideias e abordagens, tendo uma vida mais confiante e produtiva, incluindo a capacidade de lidar com confiança e atitude positiva diante dos desafios apresentados pela vida.

O tópico seguinte fala sobre a Experimentação Radical, que consiste na aceitação de que esse experimento carrega a possibilidade de fracasso e o sucesso pode ser uma sucessão de experimentações frustradas.

Funciona, então, como uma espécie de laboratório, em que de maneira continua se experimenta e erra até que, de súbito, volta a se experimentar e, enfim, se acerta. O que pode ser libertador, pela característica desse experimento, que tende levar à evolução.

Posteriormente, chegamos à Expressão Sincera, que reflete a mais natural expressão da verdade, pautada na transparência e confiança, que enfatiza a necessidade de sinceridade de um líder, sem agendas ocultas ou segundas intenções, para obtenção da credibilidade por parte dos seus liderados.

Um bom líder não só permite como também incentiva que seus colaboradores falem abertamente, expressando suas ideias, sentimentos e sugestões, quebrando, assim, as amarras que a inibição pelas fronteiras da hierarquia pode impor. Institui-se, assim, uma cultura de transparência que permite a proximidade e, com isso, a possibilidade do exemplo para inspirar.

Por fim, temos a Estima pelo que faz, evidenciando quando um líder tem apreço pela liderança, o que faz com que ele engaje pessoas, de aceitar a colaboração, de saber ouvir o seu time e de celebrar as conquistas da sua equipe. Demonstra, assim, ser possuidor de estima pelo o que faz, atendendo o seu processo de melhoria contínua e de inspirar pessoas ao seu redor.

Isso permitirá que, independentemente da personalidade, o líder tende a proporcionar um ambiente leve, demonstrando que o ambiente de trabalho pode ser satisfatório prazeroso, independente dos desafios.

Caminhos para a liderança

Para Passadori, independente dos valores e dos aspectos culturais de uma organização, as interações e diálogos que os abordem devem ser uma constante nas organizações: “Os valores podem ser outros, conforme as escolhas dos criadores de uma empresa, de uma associação ou mesmo de um sindicato, entretanto, podem e devem ser discutidos e definidos pelos próprios associados e dirigentes e funcionarão como filtro para escolhas e decisões de uma empresa ou de uma entidade, fomentando o bom relacionamento entre todos os envolvidos no processo”.

Ainda segundo ele, é preciso identificar de maneira constante os valores que permitirão construir líderes consistentes e com visões alinhadas de futuro: “Se você é líder ou pretende se tornar um líder no futuro, sugiro que comece, desde já a identificar os valores fundamentais para você e sua vida, que servirão de base para o fortalecimento do seu estilo e paradigma, como sua marca pessoal, tornando-se cada vez mais uma pessoa disputada para assumir cargos e papéis mais elevados, pois é desse tipo de líder que as organizações precisam para a nova dinâmica de valores e humanização que já está acontecendo no mundo dos negócios, das organizações e das associações”.

Seja ASSOCIADO ao Sindilojas-SP e tenha mais SEGURANÇA e ECONOMIA para sua empresa, além de contar com benefícios e vantagens na contratação dos serviços dos nossos parceiros, como a Passadori

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?