Gestão

Atração e retenção de talentos na empresa

26 de outubro de 2020

Um dos grandes desafios das empresas é a captação e retenção de talentos. Com o mercado cada vez mais engajado e competitivo, as organizações sempre estão em busca de profissionais que se destaquem e possa agregar maior valor, conhecimento e visão de negócio.

Mas como captar esses talentos para empresa?

O departamento de RH tem grande importância na identificação e captação de talentos para a organização, pois no processo seletivo interno/externo é possível fazer a avaliação comportamental e motivacional necessária nos candidatos.

Para realizar a captação dos melhores talentos não basta apenas oferecer salário adequados e benefícios corporativos atrativos. Esses profissionais estão à procura de desafios que agregue mais conhecimentos, crescimento e novas experiências a sua carreira.

Nos dias atuais é de grande importância na atração dos talentos um ambiente de trabalho desafiador onde eles possam desenvolver seus conhecimentos e habilidades. O ambiente de trabalho motivador para estes profissionais são onde o aprendizado e compartilhamento de informações sejam constantes para equipe de trabalho, esses fatores são essenciais para a retenção de talentos na empresa.

Podemos observar que esses profissionais estão sempre em busca de ascensão e conhecimento, trazendo uma visão diferenciada de mercado, estratégia para alavancar vendas de produtos ou inovação na execução das tarefas. Essa nova visão e pensamentos que faz com que a empresa caminhe para direções antes não muito exploradas, mas que com certeza irá trazer rumos ao sucesso corporativo.

Quando falamos de talentos, não devemos apenas nos atentar para cargos de altos níveis. Devemos acrescentar desde o cargo operacional como o de um de atendente onde esse profissional irá executar o atendimento ao cliente com excelência, aos níveis gerenciais que irá realizar uma liderança de equipe eficaz.

Os talentos internos da empresa muitas vezes são encontrados em colaboradores com o perfil júnior (com pouca experiência ou pouco tempo de trabalho na empresa). Podemos observar nas características individuais, pois a maioria dos talentos estão em pleno desenvolvimento e almejam evoluir junto à organização.

*Por Nathasha Conte, da Conte RH, parceira do Sindilojas-SP. Conheça mais AQUI.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?