COVID-19

Baixe “Dicas de Higiene e Saúde” para afixar na loja

5 de maio de 2020

Com base nas informações divulgadas pelo Ministério da Saúde em seu site específico sobre o Coronavírus, o Sindilojas-SP elaborou um cartaz que pode ser imprimido e fixado nas lojas, bem como divulgado entre os funcionários e clientes pelo mais diversos meios eletrônicos.

 

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Auxílio no combate e prevenção ao Covid-19

Listamos abaixo algumas situações que podem ser praticadas em seu estabelecimento seguindo as normas de higiene e distanciamento social.  São notas técnicas recomendadas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Capital (COVISA), para auxiliar na prevenção tanto para seus empregados quanto para seus clientes.

Recomendações sobre a Qualidade do Ar Interno para Saúde do Trabalhador no ambiente de trabalho diante da Pandemia do coronavírus (COVID-19).

Os estabelecimentos sejam públicos e privados devem adotar as seguintes medidas, durante o período de emergência:

-Manter, preferencialmente, a ventilação natural do ambiente de trabalho.

-Providenciar medidas para adequação da qualidade do ar interno, em ambientes climatizados ou não, com o destravamento e abertura de portas e/ou janelas ou utilização de sistemas acessórios para captação do ar externo para minimização dos riscos nos ambientes sem ventilação. Em caso de impossibilidade técnica de adequação, recomendamos providenciar novo local de trabalho, onde a ventilação seja adequada.

-Realizar a manutenção de aparelhos de ar condicionado, observadas as orientações das autoridades de saúde e sanitária.

-Na impossibilidade de propiciar o teletrabalho, reorganizar a jornada de trabalho, implantando escalas diferenciadas, trabalhos em turnos, de forma a evitar a aglomeração de pessoas.

-Proporcionar o distanciamento social mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mantendo distância maior que um (1) metro entre as pessoas;

-Ampliar a frequência de limpeza de piso, bancadas, superfícies, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool 70% ou água sanitária.

-Disponibilizar e garantir, para uso dos trabalhadores e dos usuários, local para lavagem frequente das mãos, provido de sabonete líquido e toalhas de papel descartável. Um quantitativo de máscaras cirúrgicas pode ser desejável para uso daquele que venha apresentar sintomas no local, sendo recomendado que se recolha ao isolamento domiciliar;

-Disponibilizar e garantir álcool gel para uso dos trabalhadores e dos usuários em pontos estratégicos de fácil acesso, para higiene das mãos, principalmente em locais onde não há acesso fácil acesso à lavagem das mãos.

 

Recomendações para empresa que utilizam serviços de entrega de mercadorias e para os entregadores diante da Pandemia do coronavírus (COVID-19).

 Aos estabelecimentos que utilizam os serviços:

-Manter, preferencialmente, a ventilação natural do ambiente de trabalho.

-Recomenda-se prover aos profissionais de entrega soluções com água e sabão, álcool gel, toalhas de papel e luvas descartáveis para promover a entrega segura dos seus produtos. Faça um kit de higienização!

-Disponibilizar e garantir álcool gel para uso dos trabalhadores em pontos estratégicos de fácil acesso, para higiene das mãos, principalmente em locais onde não há acesso fácil à lavagem das mãos.

-Incentive o pagamento por cartões de crédito ou transferências digitais.

-As máquinas utilizadas para pagamento devem estar protegidas com material impermeável que facilite a higienização (capa protetora ou filme plástico).

-Faça destas medidas um diferencial do seu atendimento, promovendo a entrega segura.

-Essas condutas se tornam urgentes para conter o avanço da pandemia.

Aos profissionais que realizam as entregas:

-Realizar desinfecção do veículo de transporte (motocicletas, bicicletas, veículos, etc) assim como de suas roupas antes e após as entregas, quantas vezes forem necessárias.

-No momento de espera, tanto para recebimento ou entrega de pedido, ou no momento de descanso, deve se respeitar a distância maior que um (01) metro entre as pessoas. Evitar aglomerações.

-O pagamento deve ser realizado preferencialmente com cartões de crédito, os quais devem ser inseridos na máquina pelo cliente para evitar o contato. Em caso de recebimento em dinheiro, após a guarda no local adequado, higienizar as mãos.

-Recomenda-se que recebam e depositem pedidos em locais específicos (passa volumes) nos estabelecimentos e nos locais de entrega. Na impossibilidade, manter distância maior que um (01) metro entre as pessoas.

-No caso de recebimento de documentos e objetos utilizar um recipiente que permita higienização, para evitar o contato direto. Caso necessite tocar no objeto utilize uma luva descartável, descarte no lixo e higienize as mãos.

-Sempre tenha em mãos solução de água e sabão para lavagem de mãos, assim como toalhas de papel para secar as mãos.


Recomendações às empresas e aos trabalhadores que realizam atendimento ao público:

A empresa deverá rotineiramente:

-Substituir, sempre que possível, o atendimento presencial ao público por serviços “online”;

-Na impossibilidade de serviços “online”, providenciar barreira física entre os colaboradores e clientes (vidro ou acrílico);

-Na impossibilidade de instalar barreira física, proporcionar o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mantendo distância maior que um (1) metro entre as pessoas;

-Ampliar a frequência de limpeza de piso, bancadas, superfícies, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1%;

-Disponibilizar e garantir, para uso dos trabalhadores e dos usuários, local para lavagem frequente das mãos, provido de sabonete líquido e toalhas de papel descartável.

-Disponibilizar álcool gel 70%, para uso dos trabalhadores e dos usuários em pontos estratégicos de fácil acesso, para higiene das mãos, principalmente, em locais onde não há acesso fácil acesso à lavagem das mãos.

-Garantir o distanciamento social dos usuários durante a espera do atendimento, dimensionando o número máximo de pessoas no ambiente e realizar demarcação no chão do distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas;

-Propiciar boa ventilação, mantendo portas e janelas abertas. Em caso de ambiente climatizado realizar a manutenção de aparelhos de ar condicionado, observadas as orientações das autoridades de saúde e sanitária disponíveis no site da COVISA;

-Nos procedimentos de limpeza do ambiente, recomenda-se NÃO utilizar ar comprimido ou água sob pressão, ou qualquer outro método que possa gerar respingos ou aerossóis.


Aos trabalhadores

-Manter todos os cuidados gerais frente a pandemia por COVID-19 em relação à higienização dos ambientes, assim como os cuidados de higiene pessoal e distanciamento social;

-Cumprir todas as rotinas já determinadas pela empresa que visam a proteção dos trabalhadores aos riscos ocupacionais, principalmente o biológico;

-Seguir as medidas de etiqueta respiratória disponíveis no site da COVISA;

-Lavar as mãos sempre que possível entre atendimentos e utilizar álcool gel quando a atividade não permitir a frequência da lavagem das mãos;

-Orientações sobre a correta lavagem das mãos e do uso do álcool gel estão disponíveis no site da COVISA;

-Em atividades que envolvam o manuseio de dinheiro ou cartão de pagamento, recomenda-se usar luvas descartáveis, as quais devem ser trocadas sempre que necessário e lavar as mãos entre as trocas das luvas, com descarte em local adequado;

-Em atividades que envolvam pagamento deve ser realizado preferencialmente com cartões de pagamento, os quais devem ser inseridos na máquina pelo cliente para evitar o contato.

-Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, inclusive canetas e ferramentas. Caso necessário, higienizar antes e depois dos procedimentos com solução de água e sabão ou álcool 70%;

-Não comparecer ao trabalho se manifestar sintomas respiratórios e avisar a chefia. Pessoas com sintomas respiratórios, bem como os contatos intradomiciliares precisam permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, contados da data de início dos sintomas. Nessa situação, caso seja extremamente necessário sair de casa, usar máscara.

-Avisar imediatamente a chefia imediata, se vier a apresentar sintomas respiratórios durante o expediente de trabalho.

Essa é mais uma iniciativa do Sindilojas-SP para auxiliar os lojistas do comércio da capital de São Paulo no enfrentamento da pandemia do Covid-19. Também temos uma área específica aqui no site que reúne todas as ações da entidade para ajudar as empresas a minimizarem suas perdas. Acesse AQUI

 

A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.

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