Gestão

Como evitar erros comuns e ser mais assertivo no atendimento ao cliente

4 de outubro de 2022

Especialistas enumeram os principais erros na interação com o consumidor e explicam no que é preciso se atentar para que eles não ocorram

Proporcionar experiências cada vez melhores de consumo é, naturalmente, elevar os resultados no nicho de mercado em que as empresas atuam.

Num cenário de concorrência mercadológica quase visceral, é indispensável estabelecer processos comunicativos detidamente alinhados com a identidade da empresa e, acima de tudo, fundamentados no compilado de informações dos seus clientes. Ou seja, é imprescindível que você conheça bem o seu público, para não tropeçar na comunicação e não comprometer o sucesso (e também a sobrevivência) do seu negócio.

Assim, existem alguns tópicos que podem e devem ser observados para que a comunicação do seu empreendimento seja estratégica, fluida, assertiva e adequada aos diversos canais existentes dentro desse universo. São eles:

Qualificação da equipe

Esse é o “carro-chefe” desse processo e consiste em incutir no seu time a ideia da unificação da linguagem nos processos de comunicação, atrelada aos objetivos, metas, missões e valores institucionais da sua companhia. Ou seja, criar padrões e unidade entre os seus colaboradores para que eles estejam devidamente alinhados no processo de atendimento aos clientes.

Base de conhecimento e padronização

Significa proporcionar, em termos operacionais, fontes de fácil consulta sobre o histórico e andamento dos atendimentos e contatos prévios, para que a abordagem ao cliente seja assertiva, eficaz e padronizada.

Automatização de processos

Se trata de eliminar tarefas burocráticas e mecânicas, garantindo a presença digital da sua empresa e a atuação inteligente e dinâmica da equipe, aumentando consideravelmente a margem de satisfação dos seus clientes.

Canais de comunicação estruturados

Como continuidade do tópico anterior, consiste em marcar presença em muitos canais de comunicação, de maneira estruturada, como as Redes Sociais e WhatsApp, além de contar com um bom Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Isso oferece mais alternativas ao consumidor, centralizando as informações e tornando o processo mais ágil e eficiente.

Conhecimento do público-alvo

Leva em consideração o conceito de que o trabalho de marketing só se torna eficaz se há informações suficientes sobre os seus clientes, para que você interaja com eles de maneira adequada, de acordo com o perfil e necessidades próprias de cada um, do ponto de vista de linguagem, conteúdos e meios empregados para isso. Do contrário, todo o esforço será ineficiente e contraproducente.

Pós-venda

Com essa ação, é possível avaliar com mais certeza os prós e os contras de determinada comunicação, já que as pesquisas de satisfação e outras formas de feedback são fundamentais para os colaboradores entenderem como devem prosseguir da melhor maneira. Com o conceito cada vez mais consolidado da necessidade da fidelização de clientes, dar atenção especial ao serviço de pós-venda se torna ainda mais importante.

Métricas de desempenho

É o complemento dos itens anteriores e análise dos resultados dos atendimentos e estratégias levadas a efeito. Mensurar os dados das suas ações é entender o grau de qualidade e eficiência das suas estratégias comerciais.

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