Gestão Empresarial Lojista

Dicas para fotografar roupas e encantar os clientes

25 de abril de 2022

Fotos de produtos podem fazer um cliente se apaixonar à primeira vista ou jamais dar uma segunda chance à sua loja virtual. Por isso, aprender como tirar fotos de roupas para vender é essencial para o sucesso de um e-commerce de roupas.

Quer aprender a seduzir clientes com a vitrine virtual da sua loja de roupas? Neste guia completo, você vai encontrar todas as dicas de como tirar fotos de roupas para vender na internet, incluindo dicas especiais para vender no Instagram, e muito mais!

Como tirar fotos de roupas para vender na internet

Uma boa loja virtual de roupas precisa, é claro, contar com boas fotos de roupas. Portanto, para tirar fotos de roupas para vender na internet, é preciso fazer isso com profissionalismo. Não quer dizer que você precise contratar um fotógrafo profissional, mas sim que você deve aprender algumas dicas profissionais sobre como tirar fotos de roupas para vender.

Equipamentos para tirar fotos de roupa

A primeira etapa a ser cumprida no passo a passo de como tirar fotos de roupas para vender na internet é providenciar o equipamento necessário para tirar as melhores fotos que você puder. Afinal, quanto melhores forem suas fotos de roupa, mais atraentes elas serão para os clientes!

Não tem como tirar fotos de roupas para vender sem esses decidir sobre itens básicos:

  • Câmera: máquina fotográfica DSLR ou smartphone com resolução de no mínimo 13MP.
    Tripé: garanta fotos de roupas estáveis e alinhadas apoiando a câmera em um tripé.
    Suporte: cabide, manequim, modelo humano ou uma superfície neutra.
  • Cenário: Para tirar boas fotos de roupas para vender, é importante ter um fundo liso, onde a roupa fotografada possa se destacar na composição.
  • Luz: Como tirar fotos de roupas para vender com cara de fotografia profissional? Dê atenção à iluminação. A softbox, por exemplo, é um equipamento de iluminação para fotos capaz de criar uma luz suave e difusa que ressalta o produto fotografado — e certamente vai deixar suas fotos de roupas ainda mais lindas!

Ideias de como tirar fotos de roupas para vender

Agora que já conferiu nossas dicas gerais, vamos ao guia detalhado em 7 passos de como tirar fotos de roupas para vender na internet.

1. Prepare a roupa para fotografar

Analise detalhadamente suas peças, de cima a baixo, por dentro e por fora. Ela ficou amassada porque estava guardada? Passe o ferro a vapor. Está empoeirada? Utilize um rolo tira-pelos ou fita adesiva para remover a poeira e fiapos. Há etiquetas, adesivos e outros tipos de materiais de identificação que precisam ser removidos? Faça todos os reparos e remova todas as distrações antes de tirar as fotos de roupas para vender.

Preparar as roupas a serem fotografadas é um ponto de partida crucial de como tirar fotos de roupas para vender. Por mais que alguns amassados e outros defeitos possam ser corrigidos com ferramentas de edição, é muito mais indicado preparar a peça para que essas correções não sejam necessárias.

O excesso de edição pode comprometer a qualidade da imagem e ter o efeito contrário do pretendido para suas fotos de roupa. Por isso, tente tirar fotos de roupas em perfeitas condições e utilize a etapa de edição somente para aplicar toques finais e corrigir as cores.

2. Prepare o estúdio para tirar fotos de roupas

Utilizando poucos itens, você pode transformar praticamente qualquer sala espaçosa em um estúdio de fotografia e criar uma boa composição para as fotos de roupas.

Com baixo orçamento, é possível tirar fotos de roupas para vender usando: câmera, tripé, papel branco contínuo para fundo, fita adesiva e luz natural. Se tiver um pouco mais para gastar, vale a pena investir em equipamentos para iluminação e poder tirar fotos de roupas para vender em qualquer horário do dia.

Pano de fundo

Sempre utilize um pano de fundo branco ou cinza-claro para evitar distrações e garantir que você capture as cores da maneira mais precisa possível ao tirar fotos de roupa. Rolos contínuos de papel branco são perfeitamente apropriados, baratos e estão sempre disponíveis em qualquer loja de fotografia.

Se puder, utilize um estande para segurar o rolo de papel. Desenrole o produto até o chão de maneira a deixá-lo curvado, evitando dobras e sombras que possam causar distração, e prenda-o com fita.

O uso do estande dará mais flexibilidade para posicionar o fundo, proporcionando mais espaço para você se deslocar pelo estúdio enquanto tira as fotos de roupas. Se seu orçamento for limitado, você pode fixar o rolo de papel contínuo no teto ou em alguma parede.

Para tirar as fotos de roupas, posicione as peças em um modelo ou manequim na parte central do cenário e diretamente em frente à posição da sua câmera.

Câmera e tripé

A câmera é parte fundamental para quem quer aprender como tirar fotos de roupas para vender. Recomendamos que você utilize uma câmera DSLR que conte, no mínimo, com controle de exposição manual e configurações de abertura, ou utilize seu smartphone, desde que possua uma câmera de qualidade.

Para apoiar a câmera, use um tripé. A estabilidade irá evitar que ela trema, garantindo disparos consistentes, enquanto permite que você utilize suas mãos em outras tarefas. Não é preciso gastar muito em um tripé e é vital que você o utilize.

Posicione o tripé e a câmera de modo que eles fiquem exatamente na frente do produto. Na maior parte do tempo, você não irá mover a câmera durante a sessão. Para tirar fotos de roupas em ângulos diferentes, mova apenas o manequim.

Iluminação

A luz natural de uma janela aberta é uma fonte gratuita e de alta qualidade para tirar fotos de roupas. Se você dispuser de uma janela grande e de luz natural em abundância, ótimo! Pode ser tudo o que você precisa. No entanto, se for possível, recomendamos que você alugue ou invista em um kit de iluminação prático: luminária, softbox, estande, kit de pilhas e cabo de sincronismo.

Um kit de iluminação artificial permitirá que você tire fotos de roupas quando não houver luz suficiente entrando pela janela. Essa versatilidade pode aumentar bastante sua eficiência e produtividade, além de garantir um padrão consistente e profissional às suas fotos de roupas.

Sugerimos que você comece com uma luminária chamada “monolight”. Essa talvez seja a parte mais cara do seu kit, então, pesquise bem para encontrar a melhor opção de longo prazo.

É necessária uma softbox para difundir a luz e capturar suas peças de forma igualmente iluminada e atraente. O estande irá segurar a luminária e a softbox em volta dela. O cabo de sincronismo irá sincronizar a câmera com a luz, transformando a luminária em flash.

3. Posicione a luz para fotos de roupas

Caso esteja utilizando luz natural para tirar suas fotos de roupas, posicione a peça perto de uma janela, onde seja possível obter uma iluminação equilibrada e indireta. Se fizer uso de um monolight, segue abaixo um diagrama com vista aérea de uma configuração eficaz para luz única.

Ajuste uma fonte de luz e a softbox, ou um guarda-chuva, a 45 graus da peça, para que sua iluminação seja suave e uniforme por toda a extensão. Mantenha a câmera diretamente em frente ao produto. Se você o posicionar muito perto do fundo, poderá criar sombras que não sairão bem nas fotos de roupas. Para evitar sombras, mova a peça para mais longe do pano de fundo, para deixá-la com aparência mais limpa. Ajuste sua fonte de luz na potência média.

Expor manualmente sua imagem de forma apropriada geralmente é uma questão de utilizar o sensor de imagem da sua câmera, o qual você pode encontrar na parte do visor, e ajustar a configuração para deixar o medidor na posição 0. Não é tão simples quando você utiliza um flash, porque não há nenhuma luz que a câmera consiga identificar até o disparo dele. Um medidor de luz portátil ajudará a medir a luz com facilidade e precisão. Ao sincronizá-lo ao sistema de iluminação e colocá-lo em frente ao produto, é possível garantir leituras precisas para lindas fotos de roupas.

Se você não tiver um medidor de luz, comece com a velocidade do obturador em 1/200 ou abaixo disso, e abertura em f/11 ou acima disso. Será preciso fazer alguns disparos de teste e ajustar as configurações da câmera para obter a melhor exposição e foco antes de tirar fotos de roupas para vender.

Aguarde o tempo de recarga necessário entre os flashes. Dependendo da potência das pilhas, sua fonte de luz poderá não ser acionada no tempo correto caso você faça os disparos em intervalos curtos.

4. Estilize as roupas em manequins ou modelos para tirar fotos

Fotografar uma peça em um manequim ou modelo é a melhor maneira de demonstrar o formato e o ajuste nas fotos de roupas, além de incentivar os clientes a visualizarem a si mesmos vestindo as peças.

Modelos dão vida às roupas, mas são profissionais caros. Se você quer saber como tirar fotos de roupas para vender, os manequins são uma alternativa acessível e fácil de trabalhar.

Reserve um tempo para estilizar seu produto no manequim. Caso a peça pareça muito grande, experimente ajustá-la mais rente ao manequim, utilizando alfinetes, até que fique disposta de forma apropriada para suas fotos de roupas.

Caso você esteja preocupado com a possibilidade de o manequim distrair os clientes ou desvalorizar as peças, é possível utilizar a técnica de manequim invisível na edição. Algumas fotos adicionais de cada peça permitirão que você remova o manequim das fotos de roupas e apresente uma imagem 3D capaz de exibir contorno e forma.

5. Posicione a câmera para tirar fotos de roupas

Se as configurações da sua câmera estiverem incorretas, não tem como tirar fotos de roupas para vender que pareçam profissionais. Certifique-se de aprender aspectos como ISO, abertura e balanço de branco antes de tirar suas fotos.

ISO

Assegure-se de que o ISO não fique acima de 600-640. ISOs mais altos produzem “ruídos” ou “granulações”, que são manchas cinzas ou coloridas capazes de causar distrações e de dar um estilo de cinema às fotografias. Quanto mais alto, maior será a granulação. Em ISOs mais altos, a câmera não consegue capturar tanta nitidez, motivo pelo qual os detalhes começam a parecer mais brandos. Utilizar um tripé ao tirar suas fotos de roupas permitirá que você mantenha o ISO em 100 ou 200, para ter clareza e nitidez excelentes.

Abertura

Representada pelo número de “efes” (f) nas configurações da câmera (ex.: f/16, f/2.8), a abertura controla o foco. No geral, quanto maior o valor de abertura, mais aspectos da imagem estarão completamente focalizados. Defina uma abertura maior que f/11; isso permitirá que todos os aspectos das peças se mantenham completamente em foco nas fotos de roupas que você tirar.

Balanço de branco

Já viu alguma foto que parecia ter sido tirada através de um filtro azul ou laranja? O balanço de branco provavelmente estava desligado. As fontes de luz (tungstênio, fluorescente, LED e luz solar natural, entre outras) contêm diferentes níveis de calor, criando um jogo de cores e dificultando que a câmera determine o branco verdadeiro. A configuração de balanço de branco controla a forma como a câmera interpreta as cores registradas.

Você pode ajustar o balanço de branco de acordo com a fonte de luz que estiver utilizando, ou defini-lo para automático e permitir à câmera que decida. Seja qual for a escolha, não se esqueça dessa etapa, ou você terá que recriar as cores com precisão na edição de suas fotos de roupas.

6. Tire as fotos da roupas

Finalmente chegou o momento que você esperava: como tirar fotos de roupas para vender depois de todos os preparos!

Aponte a câmera para o produto, aperte o botão de disparo até a metade, permitindo que a câmera foque a peça, e então tire a foto. Caso perceba que as imagens precisam de mais ou menos luz, ajuste as configurações da câmera durante a sessão. Quanto mais fotografar, mais intuitivos se tornarão seus ajustes.

Tire suas fotos de roupas de todos os ângulos: a parte da frente e atrás, ângulos de 45 graus, lateral esquerda e direita, e quaisquer detalhes. Quanto mais fotos de cada peça, melhor. Você precisa de muitas opções para escolher as imagens finais, e foi comprovado que disponibilizar mais imagens por produto em sites aumenta as vendas. Os clientes confiarão nas próprias opiniões do produto se você proporcionar várias fotos de diversos ângulos.

7. Como editar fotos de roupas para loja virtual

É hora de preparar as fotos de roupas para vender na internet! O objetivo da pós-produção é fazer suas fotos de roupas parecerem ainda mais profissionais e te ajudarem a lucrar mais.

Essa etapa pode ser feita por uma empresa terceirizada, para economizar tempo. Caso prefira editar suas fotos de roupas por conta própria, assegure-se de que seu processo de pós-produção inclua alinhamento, recorte, remoção de pano de fundo e correção de cores, com o objetivo de manter uma aparência consistente e profissional.

Alinhamento

Certifique-se que suas peças estejam todas no mesmo tamanho e centralizadas em cada imagem. Todos os ângulos, cantos e bordas dos produtos deverão estar alinhados entre si. A forma mais fácil para assegurar que o alinhamento está correto é criar linhas de orientação em um modelo da ferramenta de edição.

Recorte

Assim como o alinhamento, você deve recortar as imagens dos produtos de maneira idêntica, para que seus clientes tenham uma boa experiência de compra online. Se você utilizar linhas de orientação para o alinhamento, não será difícil recortar de forma consistente e dimensionar as imagens de acordo com as especificações de imagem do seu site.

Pano de fundo

Nós utilizamos fundo branco, uma prática recomendada e até mesmo exigida por alguns mercados. Você pode dar um passo além e eliminar por completo as possíveis distrações, removendo o pano de fundo, e deixando suas fotos de roupas ainda mais bonitas. Remover o pano de fundo proporciona mais flexibilidade no seu design, além de um tamanho final de arquivo um pouco menor.

Cores

Mesmo com atenção ao balanço de branco, algumas cores, como tons de neon, vermelho e rosa, são difíceis de fotografar corretamente na câmera e muitas vezes precisam ser ajustadas na edição das suas fotos de roupas.

As representações inadequadas de cores podem deixar um consumidor frustrado e insatisfeito. Por isso, reserve um tempo extra para garantir que as cores estão corretas nas suas fotos de roupas. O objetivo final é que o cliente consiga visualizar exatamente o que irá receber caso as compre.

Depois de corrigir as cores, certifique-se de converter suas imagens ao formato SRGB, para garantir que diferentes navegadores, monitores e sites não irão alterar as cores exatas que você trabalhou tanto para criar em suas fotos de roupas.

Como tirar fotos de roupas para vender no Instagram

Agora que já reunimos todas as dicas que você precisa sobre como tirar fotos de roupas para vender na internet, vamos falar sobre algumas estratégias específicas para lojas virtuais que querem vender nas redes sociais, em especial no Instagram.

Dê atenção especial ao seguintes aspectos:

  • Dimensões das fotos de roupas. O Instagram limita as dimensões das fotos que podem ser postadas na rede social, além de manter o formato quadrado para a aparência do perfil. Edite suas fotos de roupas de modo que nada importante seja cortado ao postar no Instagram.
  • Identidade visual. Tanto para o Instagram quanto para todas as redes sociais da sua loja virtual, é importante seguir o mesmo estilo em todas as postagens e em todas as fotos de roupas. Mantenha uma identidade visual consistente, que o usuário da rede reconheça com facilidade.
  • Público-alvo. Na construção da sua buyer persona, isto é, seu cliente ideal, não deixe de considerar o que seria mais visualmente interessante para ela e aplique essas ideias às suas fotos de roupas.
  • Conteúdos. O Instagram permite tipos e formatos variados de conteúdo: Stories, Reels, Feed etc. Prepare suas fotos de roupas para tirar o melhor proveito de cada um deles!
  • Concorrentes. É sempre importante fazer uma análise da concorrência na hora de planejar sua estratégia de marketing para redes sociais. Observe as fotos de roupas das redes sociais de seus concorrentes e quais resultados eles estão conseguindo com elas!

Qualquer empreendedor pode aprender como tirar fotos de roupas para vender e, seguindo nossas dicas, não vai demorar muito para você ver seu negócio colher os frutos desses cliques.

Fonte: Shopify

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?