PROGERH

Conceitos de gestão do tempo

16 de janeiro de 2024

Na dinâmica do mundo corporativo, os conceitos de gestão do tempo mostram-se como ferramentas indispensáveis para a otimização do trabalho com a execução mais célere possível, especialmente na nova era do RH estratégico e nos avanços tecnológicos dos processos de recrutamento e seleção. 

Conforme preconizam os clássicos manuais de gestão de negócios e de pessoas, o gerenciamento do tempo deve ser sempre o primeiro passo para que se consiga realizar tudo o que é proposto para alcançar os objetivos. Por esse motivo, ela se torna uma importante estratégia empresarial que precisa ser aplicada nas organizações.

E os benefícios da adoção dessas práticas de gestão do tempo são patentes, como fomentar a pontualidade e a disciplina nos colaboradores na execução das tarefas, o início da geração de resultados efetivos, a confiança para o dia a dia dos trabalhos, o alcance de metas com maior dinamismo e consistência, a elevação do nível de produtividade e a diminuição da carga de stress e ansiedade.

6 passos para uma boa gestão do tempo

1 -Faça o planejamento – É preciso planejar o dia com bastante antecedência, preparando uma lista de tarefas com a anotação das atividades que necessitam ser feitas em único dia em relação ao tempo que deve ser alocado para cada atividade. Nesse sentido, uma dica que pode ser interessante é a adoção de um check-list com as regras planejadas, listados com as regras planejadas, como concluir cada tarefa pendente, uma por uma , não começar um trabalho sem antes ter concluído a tarefa anterior, assinalar as atividades já concluídas e se certificar de concluir as tarefas dentro de prazo estipulado.

Estudos mostram que passar um traço sobre a tarefa concluída ao fazer a gestão de tarefas dá um sentimento de recompensa ao seu cérebro, aumentando sua motivação e produtividade. Assim, pode ajudar no bem-estar e, consequentemente, gerar melhores resultados.

2- Defina metas e objetivos – O trabalho sem metas e objetivos nas empresas, segundo especialistas, assemelha-se a uma situação em que o capitão de um navio perde o seu caminho no mar, ou seja, você estaria perdido, e, por essa razão, as definições nesse sentido, devem ser direcionadas com comprometimento de que sejam realistas, desafiadoras e possíveis de realizar.

3 – Defina prazos – É necessário definir prazos para si mesmo e se esforçar para a conclusão das tarefas antes do prazos, analisando quanto tempo precisa ser dedicado a uma tarefa específica e por quanto tempo. Usar planejadores e ferramentas de produtividade digitais para marcar os prazos importantes é uma boa dica.

4 – Aprenda a dizer “não” – Aprender a dizer NÃO no local de trabalho é o caminho para não se fazer tudo sozinho, garantindo uma fluência maior nas tarefas, pois não se deve aceitar responsabilidades de difícil execução e que possam atrapalhar o planejamento das atividades. A distribuição e delegação das tarefas de maneira adequada contribui decisivamente para a conclusão dos trabalhos nos prazos previamente estabelecidos.

5 – Priorize tarefas – É importante priorizar as tarefas de acordo com a importância e urgência. Nisso, é importante aprender a identificar quais tarefas são mais importantes, que devem ter prioridade em relação às demais. Desenvolver a percepção dessas diferenças, entre o que é importante e o que é urgente, clareia e delimita com assertividade os prazos e conclusões que são estabelecidos.

6 – Gaste o tempo certo com a atividade certa – Desenvolva o hábito de fazer a coisa certa no momento certo, já que o trabalho realizado na hora errada não é de muita utilidade. Não desperdice um dia inteiro em algo que pode ser feito em uma hora ou mais. Além disso, mantenha algum tempo separado para suas atividades pessoais, como ver as atualizações nas redes sociais.

Com base nesse contexto e levando em consideração o fato de que os cenários de RH estão em constante transformação e atualização, o Sindilojas-SP idealizou e concebeu o PROGERH – Programa de Gestão de RH no Varejo

O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.

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