Gestão

Conheça mais sobre a segurança (ou não) do PIX

28 de setembro de 2020

Fonte: Portal UOL

Com a alta criminalidade no Brasil, uma nova modalidade de ferramenta de transferência instantânea de dinheiro promoverá mais segurança, não deixando as pessoas mais expostas ao risco? Não se sabe ao certo como o PIX vai impactar o nosso dia a dia em termos de segurança, mas vamos relacionar sete situações possíveis que envolvem o elo tipicamente mais fraco: o usuário final.

1) Pagamento em loja com cartão

Pagamentos com PIX evitarão o uso de cartão de débito ou crédito, havendo menos riscos de um atendente mal-intencionado clonar ou trocar o cartão utilizado, além da preocupação em não gravar ou memorizar a senha que o usuário digitou na maquininha.

2) Assalto

Como não existem assaltos à mão armada solicitando transferência de valores, por parte dos bandidos, com essa modalidade mais presente no dia a dia, é possível que os usuários portarão cada vez menos dinheiro e cartões na carteira ou na bolsa, reduzindo o prejuízo em um eventual furto ou assalto.

Não deve ter mudanças

3) Golpe pelo WhatsApp

Durante os golpes o mais difícil é o estelionatário conseguir clonar um celular, sequestrar uma conta do app de comunicação e convencer alguém da lista de contato a enviar dinheiro sob algum pretexto falso. Todavia, uma vez convencido, é indiferente se o contato ludibriado fará uma TEF (transferência entre contas), TED, DOC ou PIX.

4) Fraude online

Neste aspecto, as instituições bancárias têm mais um meio de pagamento para se preocupar, mais brechas para fechar, mais limites operacionais para controlar e mais medidas preventivas para tomar, como liveness detection, retenção de pagamentos, algoritmos e provisão para fraudes. O trabalho das áreas de Segurança da Informação e Prevenção a Fraudes é duro e será cada vez mais árduo. Um novo meio instantâneo que funciona 24 horas por dia todos os dias encurta o tempo de monitoramento transacional e acrescenta mais complexidade à operação, e este ponto diferenciará as instituições mais bem preparadas.

Para o usuário final é mais do mesmo, pois hoje já existem sites falsos, carrinhos falsos, phishing, etc. O PIX não parece adicionar novos elementos de preocupação, das situações possíveis, mas é fato que é desconhecida a criatividade dos ciberpiratas.

Pode haver pioras

5) Pagamento na rua

Sua utilização em locais públicos abertos é perigoso é arriscado. Para mandar um PIX ou ler um QR Code, o celular estará com a tela de bloqueio desativada. Um ladrão pode esperar este momento e furtar o celular desbloqueado para fraudar apps e aplicar golpes nas redes sociais da vítima.

6) Sequestro-relâmpago

Geralmente os sequestradores fazem compras e saques em dinheiro com cartões durante um sequestro-relâmpago. Como o novo meio de pagamento funciona 24 horas por dia, os criminosos ganham mais uma opção de extorsão, pois agora de dentro do carro podem pedir para a vítima fazer um PIX para alguma conta, e já ocultar este dinheiro, transferindo-o para outras contas.

7) Lives falsas

Nesses golpes com transmissões falsas no YouTube de artistas consagrados, o golpista replica uma Live verdadeira e altera o QR Code que aparece na tela para doação de valores. Com o PIX, os artistas ou apresentador da Live podem agora reforçar os dados da conta que aparecerão no app do espectador no processo de aprovação do PIX. “Ajude a causa X e doe para Y! Mas antes de confirmar, confira se aparece a informação tal no app do seu banco.

Cuidados redobrados:

Até que os Bancos divulguem medidas de proteção para seus clientes, e que o cenário fique mais transparente sobre seus procedimentos, a sugestão é:

• Não faça pagamentos com PIX no meio de ruas ou praias consideradas perigosas.

• Estude as dicas de segurança disponíveis na internet para evitar sequestro-relâmpago.

• Tome cuidado com os falsos e-mails e mensagens com links suspeitos.

• Ative a verificação em duas etapas do WhatsApp e demais apps de redes sociais.

O objetivo do PIX é de vir para agilizar, facilitar e baratear o processo de pagamento no sistema financeiro brasileiro. Ele possui inúmeras vantagens sobre os meios atuais de pagamento, mas cabe a todos, usuários, instituições financeiras e Banco Central a precaução necessária a possíveis fraudes e situações de risco.

Continue acompanhando nossas informações aqui pelo SITE do Sindilojas-SP sobre essa forma nova de recebimento por parte de seus clientes.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?