COVID-19

Covid-19 é considerada doença ocupacional

7 de maio de 2020

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela possibilidade de caracterização da Covid-19 como doença ocupacional, independente da comprovação de nexo causal laboral, afastando assim a eficácia do artigo 29 da medida provisória 927. Ao reconhecer a doença causada pelo novo coronavírus como ocupacional, o Supremo permite que os funcionários possam ter acesso a benefícios, inclusive o direito a estabilidade. Com a ineficácia do artigo, o ônus de comprovar que a infecção por coronavírus não foi ocupacional passa para a empresa.

A CLT determina que as empresas devem instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais (art. 157, II).

A Lei 8.213/91 considera doença profissional, a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social e; doença do trabalho, a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, também constante da relação do pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social (art. 20, I e II).

A interferência do STF deverá provocar incertezas e questionamentos diversos, além de profunda alteração das medidas de controle ocupacionais das empresas, redefinindo os possíveis riscos trabalhistas, especialmente daquelas consideradas como atividades essenciais (decreto 10.282/20), e que permanecem em operação/funcionamento durante a pandemia da Covid-19.

Enquanto não forem mitigadas as dúvidas com entendimentos jurídicos, as empresas deverão reforçar as ações de Segurança e Medicina do Trabalho, com revisões de procedimentos, treinamentos, EPI´s adequados e criação de protocolos para o uso e comportamento dentro das empresas, evidenciando a sua atuação no combate a infecção dentro do ambiente de trabalho.

Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional

A competência e a experiência do Sindilojas-SP no campo trabalhista, tributário e previdenciário e sua forte atuação na orientação e desenvolvimento do comércio se refletem em seu departamento especializado em medicina e saúde ocupacional.

Esses aspectos são os grandes diferenciais oferecidos aos clientes perante o mercado. O associado Sindilojas-SP tem a tranquilidade de obter diversos serviços indispensáveis ao seu estabelecimento em um único local, com a certeza de receber um serviço que atenda todos os aspectos da legislação vigente, além da segurança de pertencer a uma entidade empresarial que o representa e que defende seus interesses. Entre em contato pelo 11 2858-8400 ou faleconosco@sindilojas-sp.org.br para informações. 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?