Consultoria jurídica e contábil

Dia das Crianças: atenção à fiscalização

5 de outubro de 2022

Com a chegada da data sazonal de 12 de outubro e a grande expectativa da elevação de vendas no comércio em geral, os comerciantes devem estar atentos aos tópicos de fiscalização. Veja quais são eles.

O Dia das Crianças é uma das datas que gera grande expectativa de vendas no comércio em geral. Com a proximidade deste dia e a crescente busca de presentes para as crianças, os órgãos como Procon e Ipem intensificam a fiscalização sobre os estabelecimentos comerciais, principalmente aqueles voltados ao público infantil.

O lojista deve ficar atento às exigências de cada órgão a fim de evitar notificações e eventuais autuações.

Os agentes de fiscalização verificam:

  • A correta divulgação das informações referentes a afixação de preço e forma de pagamento;
  • A prática de preços abusivos;
  • A disponibilização do exemplar do Código de Defesa do Consumidor no estabelecimento;
  • As informações constantes nas etiquetas de produtos têxteis;
  • O certificado do Inmetro nas embalagens de brinquedos, entre outros pontos.

Quando encontradas irregularidades, os produtos são apreendidos e as empresas notificadas a apresentar defesa. A ausência de defesa administrativa ou o seu indeferimento, acarreta autuação e consequente aplicação de multa, que varia conforme o poder econômico da empresa, a gravidade da infração, reincidência, etc.

O Sindilojas-SP disponibiliza o Código de Defesa do Consumidor atualizado e a cartilha do conjunto “Serie Informações” sobre AFIXAÇÃO DE PREÇOS, um dos fatores que mais geram multa em fiscalizações. Clique sobre os links para solicitar os materiais.

Banners para promover o Dia das Crianças em seu estabelecimento. Baixe gratuitamente

Dúvidas sobre esse assunto?

O Sindilojas-SP possui ampla equipe de apoio que presta orientação às empresas filiadas e associadas, sem limite de consultas. Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?