COVID-19

Dia das Mães traz boa notícia para os lojistas paulistas

28 de abril de 2021

Matéria da jornalista  Fátima Fernandes, publicada no Diário do Comércio dessa quarta-feira (28) informa que o Dia das Mães deve movimentar R$ 4,4 bi em SP. Confira:

Depois de um ano de pandemia do novo coronavírus, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) tem uma boa notícia para os lojistas paulistas.

As vendas para o Dia das Mães, a segunda data mais importante para o varejo, deve atingir R$ 4,46 bilhões neste ano no Estado de São Paulo, o maior valor desde 2014.

Se confirmada a previsão da CNC, o faturamento do comércio paulista com a data será 56,5% maior do que o de 2020, quando as lojas estavam fechadas, e 8,8% maior do que o de 2019.

O segmento de vestuário e calçados deverá corresponder a 33% deste montante, seguido por supermercados e hipermercados (21%) e utilidades domésticas (17%).

“Este aumento de vendas foi construído ao longo de 2019 e a partir da segunda metade de 2020”, diz Fábio Bentes, economista da CNC.

Bentes não espera para este Dia das Mães um boom do e-commerce, que correspondeu a 6% das vendas totais do varejo no ano passado.

Isso porque nos segmentos de vestuário e calçados e de supermercados, diz ele, as vendas on-line ainda não são tão significativas.

O volume de vendas do comércio medido pelo IBGE apresenta tendência de crescimento desde janeiro de 2019, excluindo períodos de lojas fechadas.

Mas vale destacar, diz ele, que o ritmo de crescimento do varejo está menor mês a mês, se aproximando do desempenho da economia de 2017.

Quando as vendas crescem, de acordo com Bentes, o faturamento do varejo em datas comemorativas também cresce, seguindo, portanto, a mesma tendência.

De acordo com projeção da CNC, as vendas de produtos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos para o Dia das Mães devem subir 48% em relação a 2019.

As vendas de artigos de farmácia, perfumaria e cosméticos devem crescer 27%, de vestuário e calçados, 17%, e de produtos de supermercado e hipermercado, 8%.

Consumidor nas ruas 

Outro indicador positivo para os varejistas, diz o economista, é que a circulação de pessoas em áreas de comércio e restaurantes está voltando a crescer.

Dados do Google, com base em rastreamento de celulares, revelam que, em março do ano passado, a concentração de pessoas em regiões de lojas, bares e restaurantes era 70% menor do que no período pré-pandemia.

Este número hoje está 40% a 50% menor, de acordo com levantamento de Bentes.

“Se não tivesse restrições de horários e circulação de pessoas em áreas de comércio e lazer, as vendas para o Dia das Mães iriam crescer mais neste ano”, afirma.

A rede MOB, especializada em roupas femininas, traçou uma meta para o mês de maio. A projeção é vender 75% do que faturou em maio de 2019.

Ângelo Campos, sócio da rede, diz que se os shoppings derem descontos de pelo menos 25% no valor dos aluguéis em maio, os lojistas poderão ter algum respiro com o Dia das Mães.


Sindilojas-SP auxilia o lojista no Dia das Mães

Para que você faça parte das estatísticas positivas projetadas na reportagem acima, o Sindilojas-SP preparou algumas ações:

– Você pode rever (ou assistir pela 1ª vez) nossa live “Prepare-se para vender mais! Duas datas importantes: Dia das Mães e Pais” com a CCA Treinamentos, especialista no assunto. AQUI 

– Você pode utilizar gratuitamente nossas peças e promover a data. Baixe AQUI 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?