Departamento de Economia e Tributação

Dia dos Namorados: pesquisa estima avanço de vendas na capital

5 de junho de 2025

Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) estima que varejo da capital deve crescer 5,1% no Dia dos Namorados, impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido, apesar de desafios como inflação e juros altos.

Tradicionalmente o Dia dos Namorados é um dos maiores impulsionadores do crescimento nas vendas do varejo nos meses de junho, e em 2025 não será diferente. A expectativa do Sindilojas SP, através de informações da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV – FecomercioSP), é que, na Capital, as vendas brutas correntes dos segmentos mais procurados nesta data, como as lojas de roupas, calçados, acessórios, além de perfumarias, cosméticos, eletroeletrônicos e até mesmo de decoração e gêneros alimentícios devam avançar 5,1% neste ano, em comparação a junho do ano passado.

Esta projeção ao varejo da capital ao mês de junho está em consonância e até pouco superior a expectativa estadual, que horizonta um avanço de 4,8% no faturamento bruto real dos ramos mais sensíveis ao Dia dos Namorados.

O entendimento do Sindilojas SP é que esse cenário timidamente positivo ao setor se deve ao próprio ritmo aquecido do mercado de trabalho, que tem sustentado boa parte da renda da população paulistana.

Dados

Segundo dados do Novo Caged, apenas no primeiro quadrimestre de 2025, exatos 65.528 empregos com carteira assinada foram criados na capital, um número pouco abaixo da geração do mesmo período do ano anterior (como era de se esperar), mas ainda assim um avanço significativo.

Em verdade, só não é possível projetar um aumento maior das vendas, porque mesmo com um mercado de trabalho aquecido e com o avanço do crédito no país, que ajudam o consumo das famílias em geral, também vivenciamos um período de inflação persistente e juros elevados, o que acaba respectivamente causando dificuldades ao poder de compra dos consumidores, bem como limitando a renda disponível da população.

Dicas para o período

Ainda assim, sabedores desta importante sazonalidade em todos os meses de junho, a seguir pontuamos algumas dicas de como os estabelecimentos varejistas da capital podem trabalhar as suas ações neste Dia dos Namorados para concretizar também bons negócios:

  • Campanhas temáticas: Realizar promoções para casais com descontos progressivos, kits com embalagens especiais e até mesmo brindes para acompanhar as mercadorias adquiridas.
  • Atendimento: Preparar a equipe de relacionamento para demonstração das mercadorias e atendimento das necessidades específicas dos clientes nestes dias. A experiência da compra é ainda mais valorizada em datas especiais.
  • Decoração: Prepare a loja para o Dia dos Namorados. Artigos decorativos, criação de ilhas ou gôndolas com mercadorias especiais e promocionais tendem a ser ótimas ideias.
  • Digital: O engajamento digital em datas especiais é uma ótima oportunidade para a demonstração de mercadorias e efetivação de novas vendas. Criar um layout especial do Dia dos Namorados em redes sociais, realizar promoções exclusivas para a compra online e trabalhar rankings dos produtos mais buscados são ótimas opções.
  • Estratégias de última hora: Para atendimento aos namorados(as) “esquecidinhos”, disponibilizar kits ou cestas prontas, com entregas facilitadas, além de boa divulgação em aplicativos de mensagens diretas, incrementam o leque de atuação do comércio.
  • O frio sempre ajuda: A tendência para a capital paulista semana que vem (e que seguirá em boa parte da segunda metade de junho) é que as temperaturas máximas não avancem além dos 20°, segundo institutos do clima. Sabendo disso, o empresário varejista deve usar desse friozinho para trabalhar narrativas de marketing e de promoções em itens especialmente ligados ao inverno, especialmente em segmentos de vestuário, calçados, cosméticos e até mesmo alimentação. Aliar este fator ao Dia dos Namorados pode alavancar ainda mais as vendas do estabelecimento.

Departamento de Economia e Tributação

O Sindilojas-SP implementou o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.

Esse movimento do Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.

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