COVID-19

Dicas para cuidar do estoque da sua loja

12 de maio de 2020

Sem consumidor e com o estabelecimento fechado, o que posso fazer com meu estoque?

Primeiramente, a estratégia a ser adotada vai depender do tipo de negócio oferecido pela empresa. Se trabalhar com produtos com data de validade a ordem é tentar escoar tudo antes dessa data limite. E aí não precisa de planejamento, vale fazer promoções em site de marketplaces, vendas por delivery ou até mesmo doação.

A recomendação sempre é a de não aumentar estoque nesse momento e principalmente com a volta às atividades a partir de  31 de maio, seguindo o escalonamento a ser anunciado pelo Governo Estadual, será muito importante uma atenção especial às próximas compras se forem necessárias para suprir a baixa de algum produto em suas prateleiras. Listamos algumas dicas para tentar dar vazão ao estoque parado e movimentar o fluxo de caixa. Confira:

Diminuição da margem de lucro

A loja está fechada, mas o custo do estoque continua ali. O empresário que não tem um e-commerce deve negociar os produtos em redes sociais ou sites específicos para venda que atinjam a clientela do bairro, para que consiga fazer a entrega em domicílio. Essa é a hora de vender o estoque para gerar caixa, pagar aluguel, custos básicos e funcionários, sem se preocupar tanto com a margem de lucro, pois não sabemos por quanto tempo o comércio terá que ficar parado. Algumas empresas estão fazendo as vendas por meio do Whatsapp de seus funcionários, como forma de atenuar os prejuízos.

Enxergue oportunidades

Com essa crise que nos assola, bens duráveis e semiduráveis são os que mais têm sofrido, principalmente o comércio de móveis, vestuário e eletroeletrônicos. Dessa forma, o conselho é de que o lojista analise o contexto: crianças em casa e trabalho em esquema de home office são os cenários de boa parte da população nesse momento, por exemplo. Assim, uma loja de brinquedos pode oferecer itens educativos ou novos produtos que distraiam os pequenos, por redes sociais ou pelo mailing de pais que já te. Já negócios de móveis podem focar em utensílios para melhorar o trabalho em casa, como mesas, cadeiras e luminárias, ou até mesmo oferecer um home office planejado.

Empresas que confeccionam e comercializam roupas, podem mudar seu produto e procurar a confecção e venda de itens necessárias atualmente, como máscaras, uniforme hospitalar, etc.

A criatividade do brasileiro não deve ser subestimada! Encontre sua maneira de desovar estoque, seja deixando folhetos no bairro, fazendo as entregas, procure saber se há interesse de compra pelo seu produto. Estoque elevado é custo e é o que a empresa menos precisa nesse momento.

Invista em produtos com valor menor

Atualmente não se considera um bom momento para vender itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, tendo em vista o temor de perda do emprego. Assim, a aposta deve girar em itens de menor valor, que vão trazer um retorno financeiro mais rápido para o negócio.

A imprevisibilidade é o ponto central dessa crise, tanto para o cliente quanto para as empresas. Por essa razão, o foco do empreendedor deve ser fazer caixa suficiente para o próprio sustento e pagar custos fixos que não foram abonados, até porque ainda não sabemos como será a escala de retomada dos tipos de comércios. Temos que considerar que as semanas de perdas de vendas poderão ser recuperadas gradualmente depois. Mas o cenário poderá ser outro totalmente diferente quando se fala em três a quatro meses com tudo parado.

Opte por doações

Os consumidores valorizam muito empresas e marcas que possuam trabalho social, é o que apontam as pesquisas nesse sentido. E o momento é de solidariedade, uma vez que é completamente atípico e contraria qualquer teoria econômica. Alguns produtos de primeira necessidade podem não ter a saída esperada, por exemplo. Pouco a pouco, oferecer certa solidariedade faz bem. Oportunismo não é palavra adequada para esse momento. Se você pode doar, o faça. Todas as empresas que fazem doações para projetos sociais desenvolvem uma relação emocional junto a sua comunidade e seus clientes. Num mundo cada vez mais high tech, cuidar do humano é essencial.

 

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