COVID-19

É hora de refletir sobre sua loja

4 de maio de 2020

Por Endrigo Pontes, sócio da Vitrail (empresa parceira Sindilojas-SP)

O momento é de incertezas, dúvidas e muita ansiedade. Vivemos em confinamento social, lojas fechadas, pouca venda ou nenhuma, milhares de informações – algumas contraditórias –  e não sabemos exatamente quando tudo isso vai passar.

Tenho recebido inúmeras perguntas, pedidos de dicas e soluções para esse momento por parte de clientes e amigos. No fundo o que todos querem saber é como retomar a operação da loja de forma eficiente e vendendo muito.

São respostas imprecisas, podemos ter uma idéia ou estimar, afinal tudo é novo e estamos aprendendo dia a dia o que fazer e como fazer. Claro que em toda crise ha suas oportunidades, a chance de melhorar, fazer diferente e crescer.

Quando me questionam como posso colaborar faço algumas indicações sobre o que o lojista deve refletir, vejam bem, refletir e não seguir uma regra, cada segmento e cada empresa está vivendo uma realidade. Aqui vão algumas:

Cuidado com as lives e especialistas em assuntos gerais que dizem ter a solução e todos os procedimentos para abertura da loja, filtre, questione, cheque a fonte. Com o crescimento das redes sociais cresce também o número de informações de todo tipo sendo compartilhadas.

Normativas para abertura da loja, regras de segurança e higienização? Siga somente informações de órgãos competentes, cada município tem ou terá suas próprias regras.

Como os produtos podem ser manuseados na loja, qual a melhor forma de higienizar o ambiente, provar roupa, calçados, uso de teste de maquiagem etc? A pessoa mais indicada para dizer exatamente como proceder e gerar segurança aos seus clientes são os profissionais de biossegurança. Ja adianto que pelo que pesquisei, li e ouvi quase tudo é arriscado.

Não tem nenhum canal de venda online? Seja e-commerce, venda por redes sócias, whatsapp ou delivery? É o momento de ao menos começar um e precisa ser bem feito, com ajuda de um profissional da área, prezando pelo atendimento e mantendo o DNA da sua marca. Caso ja tenha um canal de venda on-line tenha total atenção e procure melhorar diariamente e quando a loja física reabrir, mantenho ambos, nada indica que o online vai substituir a loja física. O processo de venda é emocional, as relações pessoais e o ambiente contam muito.

Nas redes sociais gere conteúdo e se comunique com seus clientes, só não finja que nada está acontecendo, é o momento da marca criar empatia com seus consumidores, ser solidário e ouvi-los também. Não estou dizendo para não vender, apenas não se comporte como se tudo isso fosse normal.

Esse pode ser também um período para fazer o planejamento da sua empresa, rever seu propósito – ou criar um – preparar sua equipe para o retorno com treinamentos, de atendimento, produto, inteligência emocional ou visual merchandising. Se sua equipe estiver disponível aproveite, caso não, prepare o material para assim que retornarem.

Reflita como sua loja vai estar visualmente quando reabrir, o visual merchandising, a vitrine, ambientação, o uniforme da equipe, a música ambiente, o aroma, os clientes vão estar ainda mais seletivos e exigentes, muitos deles com medo também, ofereça conforto, segurança e acolhimento.

Por fim reflita muito, estude sua empresa, os pontos fortes e fracos, busque a excelência, tenha paciência, não desista, lave bem as mãos e se puder trabalhe de casa.

 

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