Consultoria jurídica e contábil

E-Social: a importância dos laudos de saúde e segurança

17 de maio de 2023

Os laudos referentes a segurança e condições do ambiente de trabalho de uma empresa não se tratam de meros documentos, mas de programas que devem ser implantados com a finalidade de promover e preservar a saúde dos colaboradores.

Sendo assim, para a elaboração e emissão destes laudos, deve-se buscar profissionais qualificados e ainda, se possível, manter uma equipe de profissionais de segurança do trabalho para implantar e fiscalizar os programas elaborados, a fim de dar a aplicação apropriada à esses certificados relativos à saúde e segurança nos ambientes corporativos.

Existem inúmeras normas regulamentadoras que orientam os profissionais e as empresas, objetivando mapear os riscos existentes no ambiente de trabalho, com o propósito de neutralizar ou reduzir a exposição do trabalhador.

O e-Social foi criado com a finalidade de agrupar informações inerentes aos trabalhadores, sendo por esta razão que as empresas devem comunicar os eventos SST (saúde e segurança no trabalho) no e-Social, como por exemplo, comunicação de acidente de trabalho (CAT) e Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Tendo em vista que o governo terá acesso a todas as informações sobre as condições do ambiente de trabalho e eventuais exposições de riscos dos colaboradores de uma empresa, é de extrema importância a identificação e gerenciamento de riscos de forma correta, com cautela e zelo nos assuntos inerentes a saúde e segurança do trabalho.

 

Saúde e Medicina Ocupacional

O Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP oferece todos os programas obrigatórios de SST.  Também é possível contratar o serviço de  Gestão – Mensageria para transmissão dos eventos de SST ao e-Social.

Tudo isso, a um custo DIFERENCIADO, principalmente para as pequenas e médias empresas do comércio.

ENTRE EM CONTATO E COMPROVE!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?