COVID-19

Exames ocupacionais minimizam riscos de ações trabalhistas no pós-pandemia

27 de maio de 2020

Muita coisa mudou desde o início da pandemia do novo coronavírus. Mas, mais do que nunca, a saúde do trabalhador está no centro dos cuidados das empresas. Além de seguir as orientações das organizações de saúde no sentido da prevenção da Covid-19 (utilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscara, limpeza constante dos postos de trabalho, entre outras medidas), os empregadores devem ficar atentos às possíveis consequências que a falta dos exames ocupacionais podem trazer, uma vez que a MP 927/2020 relaxou o prazo para a realização de alguns deles e isso pode trazer consequências futuras.

Em recente live promovida pelo Sindilojas-SP, que abordou o tema “Ações Trabalhistas Pós-Pandemia”, os assessores jurídicos da entidade falaram justamente sobre os esforços que devem ser feitos pelas empresas com o intuito de minimizar esses riscos. Se quiser assistir à transmissão, acesse AQUI.

Minimizando riscos

Embora, durante a pandemia, os exames não sejam obrigatórios, eles continuam sendo essenciais para as empresas e, claro, para os trabalhadores. Tenha em mente que os exames são documentos legais que demonstram, por exemplo, se uma determinada atividade impactou na saúde do funcionário.  Esse exames podem até mesmo proteger um negócio de possíveis golpes, caso a doença tenha sido forjada ou seja pré-existente. São os exames admissionais e/ou periódicos que vão apontar, nesses casos, que a condição do trabalhador não foi agravada pela atividade exercida na empresa.

Retorno dos funcionários que apresentaram sintomas

Os colaboradores que apresentaram os sintomas da COVID-19, sendo este confirmado ou não, devem passar, necessariamente, pelo exame do médico do trabalho, o qual atestará a condição para o retorno às funções.

Realização dos exames com segurança

O departamento de Saúde e Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP continua atuando diante da pandemia, seguindo rígidas regras de higiene e segurança para proteção de profissionais e clientes. Os exames são realizados apenas mediante agendamento para evitar qualquer tipo de aglomeração.

Providencie os exames demissionais, admissionais e periódicos com o Sindilojas-SP. Acesse AQUI para agendamento.

 

A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?