Legislação & Tributação

Extintores de incêndio são obrigatórios nas empresas

22 de julho de 2022

*Artigo elaborado pelo Departamento de Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP

A proteção contra incêndio ainda é um assunto muito pouco conhecido pelo empresário. O que se trata em geral é que deve-se ter os extintores distribuídos na loja ou escritório, de acordo com a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros nº21/2019, atendendo a um decreto estadual nº 63.911/18.

Mas, além da necessidade de tê-los implantados por questão legal, possuir extintores corretamente posicionados e monitorados pode fazer toda a diferença na contenção de um possível incêndio. A instrução técnica citada no primeiro parágrafo fala que não são apenas prédios residenciais ou empresariais e shoppings que devem ter esse tipo de sistema de proteção, mas também empresas de todos os segmentos.

Sobre a quantidade, a mesma instrução técnica responde que “todos os pavimentos devem ser protegidos por, no mínimo, dois extintores”.  Claro que para toda regra existem exceções. Nesse aspecto vale observar que, se o pavimento ou andar for muito grande ou tiver algum equipamento com risco elevado de incêndio, deve ser considerado um número maior de extintores.

O que sua empresa precisa saber

-Todo extintor deve ser lacrado e possuir selo de conformidade concedido pelo Inmetro;

-As recargas devem ser feitas anualmente, por uma empresa certificada pelo Inmetro;

– Se a empresa ficar em um prédio ou um shopping, o responsável pelo treinamento de brigada é a administradora do local;

-Se a empresa ficar em um ponto comercial, a responsabilidade passa a ser da própria empresa em treinar seu empregado sobre o uso do extintor.

O Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP
presta toda a assessoria para implantação do programa em sua empresa.

Solicite agora mesmo um orçamento e SURPREENDA-SE!

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?