Palavra do Presidente

Feliz Ano Novo?

17 de dezembro de 2021

2021 está se findando e um novo ano prestes a começar. E entre tantas incertezas, uma delas é se nessa virada poderemos cantar alegremente aquela antiga música que diz: “Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo”.  Afinal, além de tudo que a Covid-19 destruiu, como milhares de vidas,  de empregos e empresas, os números divulgados pelo Banco Central no último dia 16 de dezembro informam que a estimativa de inflação para o ano corrente aumentou de  8,5% para 10,2% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A mais alta nos últimos 6 anos.

A estimativa da inflação para 2022 também aumentou de 3,7% para 4,7%. Além disso, de acordo com especialistas, as previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 estão desabando e não é descartada uma nova recessão em pleno ano eleitoral. Falando em ano eleitoral, não podemos esquecer da instabilidade e incerteza que geralmente esse período traz ao País.

Somando esses fatores ao alto índice de desemprego e novas variantes do vírus da Covid-19 que ainda podem surgir, o resultado certamente não é nada animador. Por isso, cada vez mais, se faz necessária a união de esforços em prol do coletivo. Nós, do Sindilojas-SP, continuaremos a cobrar insistentemente os governos dentro das responsabilidades de cada uma das esferas, para que apoiem com mais efetividade nosso segmento.

No entanto, nem só de tragédia vive esse editorial que você lê. Não podemos deixar de citar o alto índice de vacinação da população brasileira contra a Covid-19, a consciência de muitas cidades em cancelarem as festas de carnaval para evitar aglomerações e o esforço de cada um em permanecer de máscaras e continuar desinfetando as mãos com álcool em gel. Cada um segue fazendo o seu pouco e juntos podemos fazer muito.

Nós, do Sindilojas-SP, podemos afirmar que ainda que não venha para ser o ano mais feliz dos últimos tempos, 2022 é extremamente bem-vindo. Estaremos juntos enfrentando os desafios e propondo soluções que beneficiem todo o segmento das empresas do comércio do município de São Paulo.

E que venha o ano novo! Saúde e prosperidade para todos nós!

Ruy Pedro de Moraes Nazarian
Presidente Sindilojas-SP

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?