Gestão

Ferramenta apoia atividade produtiva com dados atualizados em todo o país

22 de setembro de 2021

O Mapa de Empresas é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo governo federal para apoiar a atividade produtiva. O objetivo é que todos os públicos interessados tenham acesso a informações atualizadas e fidedignas. No caso de empreendedores, especialmente, a ideia é expor dados úteis para desenvolverem negócios ou mesmo modificarem o andamento dos já existentes.

A criação do Mapa decorreu da integração digital empreendida pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), coordenada pelo Ministério da Economia e que reúne entidades representativas das 27 Juntas Comerciais. Nas Juntas, são registradas abertura, alterações e encerramento das empresas do país. Agora, os dados regionalizados são obtidos mais rapidamente e é possível cruzá-los de forma mais organizada.

Ao permitir o cruzamento das informações, o Mapa fornece subsídios inclusive para a formulação de políticas de incentivo locais. Todas as pessoas que quiserem poderão verificar qual tipo de atividade está crescendo ou decaindo, em quais estados e municípios, além de se certificar sobre o tempo médio para iniciar novos negócios país afora.

Todo o cidadão tem acesso a qualquer momento pelo portal gov.br.

Transparência das informações

O Mapa de Empresas é organizado em dois paineis: Tempo de Abertura de Empresas e Quantidade de Empresas. A atualização é mensal e é possível explorar os dados nos painéis utilizando filtros por: ano, mês, região, unidade da federação, município, natureza jurídica e atividade econômica.

Realize seus serviços no Escritório Regional da Jucesp no Sindilojas-SP

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?