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Figital: entenda como funciona este formato que integra o físico e o digital

21 de junho de 2022

Dentro do universo de compras, o e-commerce e as lojas físicas já vinham flertando com um formato de compra e venda híbridos: compra no site e retira na loja ou ao contrário, conhece o produto na loja física e compra pelo e-commerce para garantir um valor interessante e receber no conforto de casa.

De forma geral, a integração entre o meio físico e digital é o que originou o termo Phygital, abrasileirado para Figital.

O Figital nada mais é do que a união das operações, mas que se refere também ao universo de serviços, estudos e conhecimento, não somente para o comércio. Ele é baseado no conceito omnichannel, onde a experiência do consumidor é definida por ele, e as marcas passam a se fazer presentes em diversos canais e formatos.

O formato amplia a superfície de alcance do negócio, pois transita entre ambientes distintos mas sempre com uma conexão. Apesar do momento de adaptação, os consumidores já passaram a compreender o formato também como um benefício para consumir no formato em que desejar.

Figital: uma estratégia para vender mais

Não tem como não citar que, além da adaptabilidade, o Figital também é uma estratégia de vendas, de presença física e digital da marca. A tendência é que o consumidor tenha cada vez menos a distinção entre marcas físicas e digitais, e passe a compreender a operação de forma fluida, isso se a comunicação da marca for assertiva e com este objetivo.

Quem trabalha com vendas sempre objetiva vender mais, atingir novos públicos consumidores e construir campanhas de sucesso. Por isso, o Figital vem como uma estratégia de vendas omnichannel, impactando o consumidor e o potencial consumidor de diversas formas, por isso é considerada uma estratégia de venda crescente, pois atinge o público do nosso tempo que deseja agilidade, atendimento personalizado e boa experiência na sua jornada de compra. E isso tudo o formato Figital consegue abranger.

Como adaptar meu negócio para o formato Figital?

Quando se compreende que o Figital é um formato que contempla os ambientes físico e digital, se passa a criar estratégias e utilizar ferramentas para que a sua execução seja possível. Para isso, indicamos algumas ferramentas:

Autoatendimento: No ambiente físico, um totem de autoatendimento é uma estratégia para tornar o negócio Figital. O aparelho se adapta a diversos modelos de negócios e garante praticidade na jornada de compra do cliente, sem precisar ter tanto contato com outras pessoas. Isso também evita filas e aglomerações nos espaços físicos, um comportamento que o consumidor também deverá manter no pós-pandemia.

Sistema de gestão ERP: Quando se pensa em operações híbridas, é importante incluir na estratégia o uso de um sistema de gestão ERP para unificar a gestão, desde o PDV online até o estoque e a logística de entrega. Além de facilitar o trabalho, também é possível emitir notas fiscais, imprimir etiquetas e ter um PDV integrado entre as operações.

Chatbot: Como uma estratégia de atendimento imediato, um chatbot é importante para facilitar o atendimento objetivo e filtrar a demanda do cliente para o melhor setor de resolução.

Tecnologia a favor do seu negócio

As ferramentas de tecnologia são importantes para que o negócio se expanda e se adapte ao movimento do mundo. O ambiente híbrido deve estar munido de ferramentas que integrem as operações e facilitem o atendimento ao cliente.

As vantagens da integração entre os ambientes de venda são o reconhecimento do cliente, que passa a ver valor agregado durante a sua jornada de consumo, seja na agilidade do atendimento e no fechamento e recebimento do pedido. Isso acaba gerando a fidelização do cliente e passa a dar ao negócio maior abrangência. Quando o negócio passa a operar em canais de venda distintos, de forma fluida e integrada, ele também ganha escalabilidade nas vendas e passa a ter maior sucesso, gerando mais lucros.

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O sistema de gestão Bling é seu parceiro para integrar as operações do seu negócio de uma forma descomplicada e segura. Ele garante a unificação da gestão, mesmo com operações distintas e em múltiplos canais. Desta forma, é possível simplificar o negócio Figital e pensar em um futuro cada vez mais integrado, sempre melhorando a experiência do consumidor.

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