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Figital: entenda como funciona este formato que integra o físico e o digital

31 de maio de 2021

A dinâmica da forma de viver, trabalhar e se relacionar do nosso tempo mudou. Muitos serviços e também o varejo precisaram migrar para o ambiente digital durante a pandemia de COVID-19, a qual ainda estamos enfrentando. Uma mudança que para muitos já era algo que estava nos planos, mas sem dúvidas, todos precisamos nos adequar aos novos tempos. No meio dessas mudanças, surge o Figital, um termo utilizado para denominar operações híbridas, no ambiente físico e digital.

Entenda como funciona e as particularidades deste formato que surge para integrar as experiências de compra do consumidor.

Mas afinal, o que é Figital?

Dentro do universo de compras, o e-commerce e as lojas físicas já vinham flertando com um formato de compra e venda híbridos: compra no site e retira na loja ou ao contrário, conhece o produto na loja física e compra pelo e-commerce para garantir um valor interessante e receber no conforto de casa.

De forma geral, a integração entre o meio físico e digital é o que originou o termo Phygital, abrasileirado para Figital.

O Figital nada mais é do que a união das operações, mas que se refere também ao universo de serviços, estudos e conhecimento, não somente para o comércio. Ele é baseado no conceito omnichannel, onde a experiência do consumidor é definida por ele, e as marcas passam a se fazer presentes em diversos canais e formatos.

O formato amplia a superfície de alcance do negócio, pois transita entre ambientes distintos mas sempre com uma conexão. Apesar do momento de adaptação, os consumidores já passaram a compreender o formato também como um benefício para consumir no formato em que desejar.

Figital: uma estratégia para vender mais

Não tem como não citar que, além da adaptabilidade, o Figital também é uma estratégia de vendas, de presença física e digital da marca. A tendência é que o consumidor tenha cada vez menos a distinção entre marcas físicas e digitais, e passe a compreender a operação de forma fluida, isso se a comunicação da marca for assertiva e com este objetivo.

Quem trabalha com vendas sempre objetiva vender mais, atingir novos públicos consumidores e construir campanhas de sucesso. Por isso, o Figital vem como uma estratégia de vendas omnichannel, impactando o consumidor e o potencial consumidor de diversas formas, por isso é considerada uma estratégia de venda crescente, pois atinge o público do nosso tempo que deseja agilidade, atendimento personalizado e boa experiência na sua jornada de compra. E isso tudo o formato Figital consegue abranger.

Como adaptar meu negócio para o formato Figital?

Quando se compreende que o Figital é um formato que contempla os ambientes físico e digital, se passa a criar estratégias e utilizar ferramentas para que a sua execução seja possível. Para isso, indicamos algumas ferramentas:

Autoatendimento: No ambiente físico, um totem de autoatendimento é uma estratégia para tornar o negócio Figital. O aparelho se adapta a diversos modelos de negócios e garante praticidade na jornada de compra do cliente, sem precisar ter tanto contato com outras pessoas. Isso também evita filas e aglomerações nos espaços físicos, um comportamento que o consumidor também deverá manter no pós-pandemia.

Sistema de gestão ERP: Quando se pensa em operações híbridas, é importante incluir na estratégia o uso de um sistema de gestão ERP para unificar a gestão, desde o PDV online até o estoque e a logística de entrega. Além de facilitar o trabalho, também é possível emitir notas fiscais, imprimir etiquetas e ter um PDV integrado entre as operações.

Chatbot: Como uma estratégia de atendimento imediato, um chatbot é importante para facilitar o atendimento objetivo e filtrar a demanda do cliente para o melhor setor de resolução.

Tecnologia a favor do seu negócio

As ferramentas de tecnologia são importantes para que o negócio se expanda e se adapte ao movimento do mundo. O ambiente híbrido deve estar munido de ferramentas que integrem as operações e facilitem o atendimento ao cliente.

As vantagens da integração entre os ambientes de venda são o reconhecimento do cliente, que passa a ver valor agregado durante a sua jornada de consumo, seja na agilidade do atendimento e no fechamento e recebimento do pedido. Isso acaba gerando a fidelização do cliente e passa a dar ao negócio maior abrangência. Quando o negócio passa a operar em canais de venda distintos, de forma fluida e integrada, ele também ganha escalabilidade nas vendas e passa a ter maior sucesso, gerando mais lucros.

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O sistema de gestão Bling é seu parceiro para integrar as operações do seu negócio de uma forma descomplicada e segura. Ele garante a unificação da gestão, mesmo com operações distintas e em múltiplos canais. Desta forma, é possível simplificar o negócio Figital e pensar em um futuro cada vez mais integrado, sempre melhorando a experiência do consumidor.

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