
Fim da escala 6×1 e os efeitos devastadores na economia
A PEC que propõe a extinção da jornada de trabalho 6 X 1 e a sua substituição por um modelo alternativo está em tramitação no Congresso Nacional.
O Sindilojas-SP e as demais entidades empresariais do comércio, têm manifestado aos parlamentares a preocupação sobre os impactos socioeconômicos e o risco significativo de produzir efeitos devastadores para a economia e para o emprego, caso seja aprovada e se torne lei.
Impactos
Na prática, a diminuição da jornada com o aumento de despesas geraria demissões, retração nas contratações, aumento nos preços aos consumidores e impacto profundo sobre a já problemática produtividade brasileira.
Segundo cálculos da Fecomercio-SP, a mudança proposta pela PEC na jornada elevaria o custo do trabalho em pelo menos 37,5%, levando em consideração a queda de cerca de 18% na carga horária semanal.
Atingiria dois terços dos trabalhadores formais do país, de acordo com os últimos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O varejo seria um dos setores mais afetados, pois 89% dos profissionais são contratados nessa jornada.
Leia também: Escala 6×1 e trabalho aos feriados em novo encontro do CNTC
O Sindilojas-SP vai continuar acompanhando a tramitação da PEC que propõe a extinção da escala 6×1 através de seu Programa de Acompanhamento Legislativo, na busca da conscientização dos Parlamentares sobre os impactos negativos desta proposta.
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402